30/07/2009 – A norte-americana Starbucks Corp., maior cafeteria do mundo, manterá a China como parte de sua estratégia de crescimento na Ásia e não tem planos imediatos de entrar na Índia, disse o presidente da Starbucks Coffee Internacional Inc., Martin Coles. “A China claramente é uma grande oportunidade para nós hoje e em um futuro próximo. Nós certamente temos aspirações de ter operações na Índia, mas isso não é algo de alta prioridade e prestes a acontecer”.
A Starbucks está focando no crescimento de mercados existentes após anos de entradas em dois a quatro novos países anualmente. Enquanto a unidade internacional expande na China, Rússia e Brasil, a rede, que tem sede em Seattle, espera economizar cerca de US$ 550 milhões este ano cortando custos de mão-de-obra e reduzindo sobras de alimentos e café em suas lojas.
A Starbucks abriu sua primeira loja na China em 1999 e tinha uma loja na Cidade Proibida até julho de 2007, quando a mesma foi fechada, depois que um âncora da emissora estatal de TV, China Central Television, estimulou protestos populares, criticando a loja em seu blog. A companhia agora tem 690 lojas na China e em Taiwan.
Coles disse que a Starbucks não tem nenhum grau de saturação nos mercados internacionais. “Entraremos na Índia quando estivermos prontos para entrar na Índia”. Canadá, Japão e Reino Unido também fornecem “possibilidades de sólido crescimento” para a Starbucks, disse ele.