São Paulo, 21 de Outubro de 2005 – O Café do Centro, do grupo Branco Peres, embarcou o primeiro lote de cafés gourmet para o Japão há 30 dias, com cerca de 4 toneladas, o equivalente a meio contêiner. A operação foi realizada por meio da exportadora japonesa Zendai. A expectativa do Café do Centro é embarcar um contêiner por mês a partir de 2006.
O Grupo Branco Peres já exporta café verde para o Japão há mais de 15 anos, e a marca Café do Centro está presente no país há dois anos com cafés solúveis e capuccinos. “Temos boas perspectivas em relação aos embarques de gourmet para o Japão, país que consome os melhores cafés do mundo”, diz o sócio-diretor do Café do Centro, Rafael Branco Peres. Os cafés especiais são destinados à rede Don Quijote e lojas de conveniência de luxo, que receberão amostras do produto.
A exportação responde por parcela entre 15% e 20% do faturamento do Café do Centro, cuja receita foi de R$ 15 milhões no ano passado e pode chegar a R$ 18 milhões este ano. A maior parte das vendas é de cafés gourmet e o restante, de solúvel e capuccino.
Segundo o executivo, a Café do Centro pretende elevar a participação dos embarques para 50% em dois anos. “Temos participado de feiras internacionais para abrir mercados”, diz Branco Peres.
O Café do Centro exporta café gourmet para os Estados Unidos, o Chile, os Emirados Árabes Unidos e a França e está prospectando os mercados da Holanda e da Polônia. “O Brasil é conhecido como grande produtor de café verde, mas não como produtor de cafés de qualidade”, diz o executivo. O grupo Branco Peres exporta café verde e solúvel para 50 países. As vendas do grupo somam 280 mil sacas de café verde, 6 milhões de caixas de laranja, e a moagem, 1 tonelada de cana-de-açúcar por safra.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(Chiara Quintão)