Não perca o prazo para envio de propostas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com o café

Foto Feliciano Alves de Araújo


Projetos de pesquisa para buscar o desenvolvimento do café
  
Termina no dia 7 de agosto próximo o prazo para envio de projetos de pesquisa e desenvolvimento do café com o apoio financeiro do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café). A Chamada 2009 foi aberta em maio último conforme a Agenda Estratégica do Agronegócio Café, definida pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e os fundamentos do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).


Os projetos propostos devem seguir as linhas de pesquisa dos Macroprogramas 2 (Competitividade e Sustentabilidade), 3 (Desenvolvimento Tecnológico Incremental) e 4 (Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial) da Embrapa, e estar voltados para os focos temáticos da pesquisa com o café: agregação de qualidade ao produto; alternativas para a cafeicultura familiar; ampliação da base de conhecimento; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos a base de café; cafeicultura irrigada; diagnóstico e informação para formulação de estratégias e políticas; difusão e transferência de conhecimentos, tecnologias e informações; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; organização do conhecimento e da documentação cafeeira; otimização dos sistemas de cultivo; preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social; riscos físicos, químicos e biológicos à cafeicultura; sistemas agroecológicos ou orgânicos; usos alternativos para resíduos e subprodutos do café.


Poderão submeter projetos de P&D&I, como líderes, pesquisadores que tenham vinculação formal com qualquer uma das instituições consorciadas do CBP&D/Café. Parceiros de quaisquer outras instituições nacionais ou internacionais poderão atuar nas pesquisas ou em áreas afins, desde que satisfaçam os requisitos de competência institucional nos temas do projeto e às exigências legais da chamada. As propostas poderão contemplar o desenvolvimento de projetos e planos de ação relativos a uma ou mais linhas temáticas, cuja vinculação seja associada a quaisquer dos focos temáticos. Os projetos serão analisados por consultores ad hocs e comissões técnicas e homologados pelo Comitê Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do CDPC.


Mais informações na página da Embrapa Café, no endereço: http://www.sapc.embrapa.br/chamada


Jurema Iara Campos (MTb 1.300/DF)
Embrapa Café
Fone: (61) 3448-4085
http://www.embrapa.br/cafe
jurema.campos@embrapa.br
 
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.