Rede estréia no estado com um restaurante no São Luís Shopping
São Paulo, 16 de julho de 2009 – Na próxima semana os moradores de São Luís ganham mais uma opção de restaurante na cidade. A rede Giraffas, quarta maior do Brasil, inaugura sua primeira loja no Maranhão, na praça de alimentação do São Luís Shopping, na capital do estado.
O responsável pela unidade é o franqueado Luiz Roberto Gonçalves, que escolheu o shopping para a instalação do restaurante por ser o principal centro comercial da cidade e da boa localização da praça de alimentação. “A entrada do cinema, também na praça de alimentação, contribui para atrair um público ainda maior ao estabelecimento”, afirma. O empresário foi apresentado à marca por seu irmão e amigos que residem em Brasília. “Queria trazer uma grande rede de alimentação para o Maranhão, e faltava uma rede como o Giraffas com diversidade de pratos e sanduíches”.
O restaurante terá 72m² de área e gerará 25 postos de trabalho. Contará com o novo padrão visual da rede Giraffas e terá photoboard digital, tecnologia de apresentação inovadora em que cinco telas de LCD substituem as tradicionais lâminas estáticas e exibem o cardápio de forma dinâmica e atrativa.
Expansão no Nordeste
O Giraffas realiza este ano uma forte expansão no Nordeste. O segundo restaurante da rede no Maranhão já chega em agosto, na Avenida dos Holandeses, principal rua comercial de São Luís. Estão agendadas para setembro a abertura de mais duas unidades região: North Shopping em Fortaleza(CE) e Shopping Costa Dourada em Recife(PE). “Iniciamos o ano com 13 lojas na região, já inauguramos três e devemos encerrar o ano com mais de 20 restaurantes”, afirma Cláudio Miccieli, diretor-executivo do Giraffas.
O crescimento no Nordeste fez com que fosse ampliado o quadro de colaboradores do escritório regional de Recife, com a contratação de um consultor operacional e uma analista de Recursos Humanos. “Desde que começamos a investir na região temos expectativas positivas, motivo pelo qual abrimos um escritório regional em outubro de 2006”, lembra Miccieli. Apenas nos três primeiros meses deste ano os restaurantes da região registraram um crescimento de 136% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2008.
Sobre o Giraffas:
O Giraffas, quarta maior rede de restaurantes do Brasil, oferece um cardápio variado em tipo de refeições e custo, entre R$ 6,90 e R$ 15,90. São 16 opções de sanduíches, mais de 20 de pratos, saladas e sobremesas diversas, como milk-shakes e o exclusivo petit gâteau de limão. Para as crianças, o cardápio traz como diferencial opções balanceadas: pratos com arroz, feijão, um tipo de carne e salada.
A rede nasceu em Brasília em 1981 e dez anos depois adotou o sistema de franquias, possibilitando sua expansão por todo o País. Atualmente são 290 pontos-de-venda, entre restaurantes e quiosques distribuídos em 22 estados e no Distrito Federal. A projeção do Giraffas para 2009 é inaugurar 40 restaurantes e encerrar o ano com um faturamento de R$ 450 milhões.
Evolução do crescimento do Giraffas – 2002 a 2008 | |||||
Período | Faturamento | Crescimento | Número de lojas | Refeições vendidas | Empregos diretos |
(em R$) | (em relação ao ano anterior) | ||||
2002 | 80 milhões | – | 120 | 13,5 milhões | 2,1 mil |
2003 | 110 milhões | 37% | 145 | 15 milhões | 2,6 mil |
2004 | 140 milhões | 28% | 165 | 16 milhões | 3,5 mil |
2005 | 180 milhões | 28% | 183 | 21 milhões | 4 mil |
2006 | 225 milhões | 25% | 210 | 24 milhões | 4,2 mil |
2007 | 280 milhões | 24% | 248 | 27 milhões | 4,9 mil |
2008 | 350 milhões | 25% | 280 | 30 milhões | 5,5 mi |