Estudo: beber chá pode reduzir teores de ferro no organismo

Por: Terra Brasil

06 de julho de 2009 • 10h10


Com sua rica mistura de antioxidantes e níveis relativamente moderados de cafeína, o chá é uma das bebidas mais saudáveis que existem. Mas existem alegações de que beber chá bloqueia a absorção do ferro necessário à dieta, o que poderia causar uma deficiência.


Estudos demonstraram que a alegação não deixa de conter certa dose de verdade. Compostos presentes no chá e conhecidos como taninos podem agir como agentes de quelação, aderindo a minerais e inibindo a capacidade do corpo para absorver estes últimos. Ainda que esse processo possa resultar em uma redução nos teores de ferro do organismo, estudos constataram, igualmente, que é improvável que esse fator exerça impacto sério.


Em um estudo, os cientistas examinaram o efeito alimentando os participantes de uma experiência com uma refeição típica ¿hambúrguer, feijões e batatas cozidas-, e depois mediram o nível de ferro no organismo, ao final da refeição, sob o efeito de diferentes bebidas de acompanhamento.


Quando os participantes usavam o chá como bebida de acompanhamento em sua refeição, a redução na absorção de ferro era da ordem de 62%. Beber café resultava em redução de 35%. Beber suco de laranja a elevava em cerca de 85%.


Mas há um fator inesperado a considerar: o consumo de café e chá só afetavam o nível de ferro sem hematina, ou seja, a espécie de ferro contida em legumes e cereais. O ferro com hematina, contido na carne bovina, de peixes e aves, não é influenciado.


Porque a maioria dos americanos em geral recebe dose de ferro superior à necessária, em suas dietas, uma ou duas xícaras diárias de chá ou café dificilmente resultarão em índices insuficientes de ferro no organismo.


Tradução: Paulo Migliacci
 The New York Times

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.