Comodidade, facilidade e segurança. Estes três requisitos parecem ter atraído o consumidor de luxo para a rede mundial de computadores. Em vez de bater perna pelas ruas, o brasileiro de renda mais elevada faz compras pela internet, bastando um clique e um cartão de crédito, débito em conta ou boleto.
Segundo pesquisa recente do Ibope, uma em cada cinco pessoas (20,4%) com renda de R$ 3.000 a R$ 4.499 mensais realizou compras pela internet no período de 30 dias. Na faixa de renda superior a R$ 4.500, a relação sobe para 27% (cerca de uma em cada quatro pessoas). No levantamento, o Target Group Index ouviu 16.800 pessoas, tendo por alvo a população de 12 a 64 anos que mora nas regiões metropolitanas do País e no interior dos Estados do Sul e Sudeste.
O estudo não abre a consulta por dados regionais. Ambas as faixas de renda citadas acima se caracterizam por serem cidadãos de “classe mundial”, isto é, estão no mundo através de viagens, comunicações e, em grande medida, via internet.