Hoje, serão selecionados entre 41 lotes de grãos mais cinco cafeicultores, na categoria preparo Cereja Descascado. As provas estão acontecendo na Associação Comercial de Santos.
Participaram da presente edição do concurso 13 regiões paulistas num total de 895 amostras. O número é novo recorde de participação no concurso estadual.
Na quarta-feira, os dez lotes selecionados (cinco em cada categoria) serão leiloados. A ordem de classificação do concurso se dará pelo valor alcançado por cada um deles.
Os cafés serão arrematados em leilão por empresas torrefadoras, que serão responsáveis pela produção da 3ª. Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2005. A seleção paulista dos melhores cafés será comercializada no fim do ano, em data a ser determinada. A iniciativa conta com o apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e Associação Comercial de Santos (ACS).
O anúncio da premiação do concurso, com o valor dos lances acontecerá no dia 26 de outubro, às 16h, em cerimônia no Museu dos Cafés do Brasil, em Santos.
Os 5 cafeicultores classificados na categoria Natural são os seguintes (por ordem alfabética):
1) Antonio Archanjo e outros, Cooperativa de Guaxupé – São José do Rio Pardo (Jornada da Excelência).
2) Carlos Roberto Souza Dias e outros, Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama (1º. Concurso Geral de Qualidade de Cafés do Vale da Grama).
3) Fernanda Silveira Maciel Raucci, Sindicato Rural de Pedregulho (3º. Concurso de Qualidade do Café de Pedregulho e Região).
4) Florindo Marconato, Cooperativa de Produtores da Região de Marília (5º. Concurso Copemar de Café de Qualidade)
5) Maria Aparecida Ferreira Azevedo, Cooperativa de Cafeicultores da Região de Pinhal (4º. Prêmio Coopinhal Regional de Qualidade do Café 2005). (fonte: Diferencial Assessoria & Comunicação