10/07/2009 – Os trabalhos de colheita de café da safra 2009 na região da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopermar), atuante no centro-oeste de São Paulo, principalmente nas regiões de Marília e Garça, estão completamente parados desde o início desta semana. Segundo o engenheiro agrônomo da Coopermar, Aurélio Giroto, a apanha foi paralisada devido às chuvas que incidem na região.
“Quando não chove, fica nublado, e não dá pra continuar”, afirma Giroto.
Com isso, a colheita totaliza cerca de 35%, mesmo índice da semana anterior. Ainda, de acordo com o engenheiro agrônomo da cooperativa, já se espera que a chuva tenha comprometido muito café.
A expectativa é que a nova safra (2009) não fique muito distante do desempenho do ciclo anterior, com redução de 15% a 20% frente ao total colhido em 2008.
Para o Estado de São Paulo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou a produção entre 4,2 e 4,5 milhões de sacas. A comercialização de café, por sua vez, também continua completamente travada.
“Agora os produtores aguardam o leilão de opções de café do Governo”, explica Giroto.
O primeiro leilão de contratos de opção de venda de café está programado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as 9 horas da próxima quarta-feira (15).
“A expectativa dos produtores é que os preços reajam com este leilão”, conclui. Segundo fontes da cooperativa, até o momento, estima-se que já foi comercializado 80% da safra 2008, enquanto apenas 5% da safra 2009 já foi comprometida. (LR)