06/07/2009 11:47
BELO HORIZONTE [ABN NEWS] – O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Almir José da Silva Filho, assinam nesta quarta-feira (8), às 10h, um acordo que estabelece o pagamento, pela indústria, de até 25% a mais sobre o preço de mercado para o café proveniente das propriedades certificadas pelo programa Certifica Minas.
O Certifica Minas é um programa do Governo de Minas criado para atestar as boas práticas agrícolas, seguindo critérios internacionais de produção, com respeito às normas ambientais e trabalhistas. Minas Gerais já conta com 383 propriedades cafeeiras certificadas, a maioria de pequenos produtores. Até o final deste ano, o Estado deverá somar 800 propriedades aprovadas pelo Certifica Minas.
Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para obter a aprovação. No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente critérios estabelecidos.