CNA defende equilíbrio entre preservação e produção

02/07/2009  – A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), afirmou que os produtores rurais se recusam a discutir a questão ambiental desatrelada da questão relativa à produção de alimentos. Nesta terça-feira (30), ela explicou que esses dois setores têm que caminhar juntos. A preservação ambiental é necessária, mas é preciso que o país possa garantir a produção de alimentos para a população.


Kátia Abreu classificou como desmatamento a ação daqueles que “arrancam a cobertura original e largam aquelas terras ao vento”, observando que não foi isso que os agricultores brasileiros fizeram. “Substituímos a cobertura original por empregos, por exportação, por PIB”, disse a senadora.


Segundo disse a senadora, é graças ao agronegócio que o Brasil está exportando mais produtos agrícolas do que o que compra de outros países. Ressaltou ainda que a questão ambiental é uma preocupação mundial, que envolve a todos. “O meio ambiente é um tema da maior importância para o Brasil, não pode ser tratado como um monopólio de apenas meia dúzia de pessoas”, disse.


Kátia Abreu afirmou que o Brasil hoje está, praticamente, dividido ao meio, com 53% de cobertura original e 47% destinados à produção de alimentos, dirigidos às cidades. “Não vamos mais desmatar, não precisamos mais desmatar, o que temos hoje, aplicando tecnologia, é suficiente para aumentar a produção de comida. Queremos, sim, metade do Brasil com a cobertura original, mas queremos manter a outra metade em produção de alimentos”.


Kátia Abreu defendeu mudanças no Código Ambiental que facilitem a produção de alimentos e afirmou que isso não significa incentivo ao desmatamento. A proposta dos produtores agrícolas contempla o desmatamento zero, bem como, a recomposição e regularização das áreas de produção.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.