Queda no premio do grão colombiano surpreende produtores

Por: Coffee Break

24/06/2009 – Depois de superar os 2,2 dólares por libra no mercado internacional, o preço do café da Colômbia começou a apresentar uma queda forçada nas últimas semanas por conta de seu prêmio. Esse diferencial, que começou a crescer desde outubro de 2008 e que alcançou 80 centavos por libra, começou a ter um processo de correção que era esperado, porém que não se pensava que seria tão rápido. A opinião é do diretor da Coopcafer (Cooperativa de Cafeicultores de Risaralda), Gustavo Andrés Gómez, que assinalou que nas últimas duas semanas o prêmio registrou uma queda de cerca de 50%.


Assim, hoje ele se localiza entre 40 e 45 centavos de dólar por libra, contra os níveis recordes verificados há algumas semanas por conta da escassez de cafés suaves nos mercados internacionais e também por situações relacionadas ao mercado de commodities.


Essa retração rápida dos diferenciais também pode estar ligada à entrada em produção da nova safra de café do Brasil e também por prognósticos mais favoráveis sobre a disponibilidade de café no mercado internacional, o que teria acalmado os mercados. Porém, não é somente o prêmio que se vê afetado.


O preço base dos suaves no mercado de Nova Iorque também registrou uma correção de cerca de 15 centavos de dólar e passou a flutuar em um range próximo de 122,00 centavos de dólar, contra o patamar entre 135,00 e 140,00 centavos. Essa situação tem preocupado os cafeicultores colombianos, que vêem a retração das cotações internacionais somada a uma valorização do peso sobre o dólar, o que faz com que o preço interno do grão tenha uma retração forte.


De acordo com analistas, as cotações internacionais do café seguirão em correção, especialmente nos prêmios, que seguirão caindo até atingir, no último trimestre de 2009, um nível próximo de 20 centavos de dólar. O que se espera é que a taxa de câmbio seja mais favorável, uma vez que isso evitaria uma redução ainda mais intensa dos preços internos.


Segundo Gómez, o prognóstico para o fechamento do ano é bastante conservador, sendo que se projeta um preço internacional próximo dos 130,00 centavos de dólar por libra. Para ele, há produtores que têm preços assegurados no mercado futuro, entretanto, esse volume de cafeicultores é pequeno.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.