A colheita de café da safra brasileira 2009/10 vai evoluindo bem e mostra-se avançada em relação à safra passada 2008/09. Segundo levantamento semanal de SAFRAS & Mercado, a colheita chega a 33% do total a ser produzido, até 17 de junho. Em igual período do ano passado 28% da safra 2008/09 estava colhida nesta época.
Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2008/09, de 42,45 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 14,07 milhões de sacas.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita evolui bem e é mais rápida que no ano passado, quando o café estava mais desuniforme e tinha mais grãos verdes neste período. “O clima está ajudando para o rendimento e qualidade do grão”, observa Barabach. O fato de que a safra deste ano é menor auxilia no rápido andamento dos trabalhos.
OPÇÕES
Destaque da semana foi o adiamento dos leilões de contratos de opção de venda de café. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) adiou o lançamento dos dois avisos de contrato de opção de venda de café. Os leilões estavam programados para os dias 19 e 24 deste mês. A medida visa alterar o tipo de peneira do café arábica, que passará de 14 para 13, permanecendo as demais especificações (café tipo 6, bebida dura para melhor, com até 86 defeitos). As especificações do café serão submetidas ao Conselho Monetário Nacional (CMN).
Assim que o CMN aprovar a alteração proposta pelo ministério, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciará novamente os avisos dos contratos de opção de venda de café, mantendo os prazos e os preços de exercício divulgados anteriormente, garante o Mapa. A data de vencimento da opção do primeiro leilão será 13 de novembro deste ano, com oferta de um milhão de sacas e o preço de exercício de R$ 303,50/saca. O segundo leilão tem prazo de vencimento em 15 de janeiro de 2010, com 800 mil sacas ao preço de R$ 309/saca.