Pesquisador diz que avanço da pecuária ameaça segundo maior bioma do País
A Terra está mudando mais rápido do que podemos imaginar. As paisagens do planeta estão passando por mudanças significativas, que muitas vezes passam despercebidas ou são notadas com espanto. No Brasil, por exemplo, o Cerrado – segundo maior bioma do País, que abrange oito estados e o Distrito Federal – passa pelo problema da conversão em pastagens de áreas concentradas nas mãos de poucos pecuaristas.
Segundo Laerte Guimarães, coordenador dos cursos e debates sobre meio ambiente da 11a edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado até domingo na Cidade de Goiás, as savanas brasileiras estão sendo transformadas de forma severa num espaço de tempo relativamente curto, com acanhada evolução econômica e educacional e de expectativa média de vida para a maior parte da população do Cerrado.
Também doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Arizona (EUA), pesquisador e professor do Instituto de Estudos Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Laerta afirma que quase metade da cobertura natural do Cerrado foi convertida em áreas de pastagens ao longo de 40 anos. O saldo dessa relação com o meio ambiente é que “desmatamos muito e temos uma sociedade despreparada ecologicamente”.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
O professor atua como orientador de trabalhos de mestrado e doutorado, especialmente os relacionados a desmatamentos e ao uso dos recursos hídricos no Cerrado. “Mais do que procurar por soluções, é necessário nos conscientizar. Muitas vezes temos a visão romântica quanto ao uso de energias renováveis como o bi-combustível. Mas ele tem um custo ambiental. Para transformar cana em etanol, gasta-se com área cultivada, fertilizantes, fósforo e calcário. Precisamos nos conscientizar desse custo.”
Laerte chama a atenção também para o fato de a cobertura feita pela mídia em relação ao meio ambiente no Brasil estar praticamente restrita à Amazônia. Ele supõe que, depois que o assunto entrou para a agenda do governo e da sociedade, um pacto de silêncio tenha sido estabelecido com a seguinte cláusula: “O restante (do Cerrado) vai ficar relegado a segundo plano”. “Nessa questão toda ninguém fala do Cerrado, da Caatinga. A Mata Atlântica tem um certo apelo por estar no nosso famoso litoral”, diz.
SAIBA +
O Cerrado é um domínio fitogeográfico do tipo savana que ocorre no Brasil. O Cerrado é um dos seis grandes biomas brasileiros.
As savanas brasileiras são uma vegetação que têm diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do País. O Cerrado estendendo-se por uma área de 2.045.064 quilômetros quadrados, abrangendo Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o DF.