CAFÉ DO CENTRO CHEGA AO MERCADO JAPONÊS

Em exportação pioneira, cafés gourmets da empresa são escolhidos pelo exigente mercado oriental

14 de outubro de 2005 | Sem comentários Comércio Exportação

OUTUBRO/2005 – O Café do Centro, uma das maiores e mais tradicionais torrefadoras de cafés gourmets do Brasil, acaba de fechar acordo inédito para exportação desse tipo de grãos para o Japão, país tradicionalmente conhecido pela exigência por qualidade em todos os produtos que adquirem.


O acordo firmado com a tradicional exportadora japonesa, Zendai, levará cafés de máxima qualidade a um dos principais países asiáticos, terceiro maior consumidor da bebida em todo o mundo e tradicional comprador de grãos brasileiros in natura. “Escolhemos os cafés gourmets do Café do Centro, porque pesquisamos e descobrimos que é o melhor café fino disponível no mercado”, atesta Alberto Zendai, diretor da exportadora.


O Café do Centro tem experiência no mercado japonês, já que iniciou suas atividades no país com a exportação de outro produto que compõe a linha da empresa, os cappuccinos. “Começamos com produtos desse segmento e agora conseguimos realizar o envio de cafés gourmets”, comemora o sócio-diretor do Café do Centro, Rafael Branco Peres. O produto poderá ser encontrado nas mais de 200 lojas da rede Don Curro, freqüentada por jovens de classe média interessados em novidades, lojas de produtos importados como a Seijou, que atrai compradores de classe alta e em redes atacadistas do interior do país.


De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais os japoneses aprenderam a gostar do cafezinho brasileiro. O país, que até a década de 60 mostrava consumo irrisório, passou a comprar cerca de 7 milhões de sacas por ano e registra crescimento do consumo entre 6% e 7% anualmente. Trata-se da maior taxa registrada entre países ricos. “Esse acordo para exportação de cafés gourmets a um país tão exigente como o Japão atesta a qualidade dos grãos produzidos pelo Café do Centro. Essa é mais uma garantia de que o nosso produto pode ser identificado como o melhor do que há no mercado”, avalia Rafael.


De acordo com o executivo, as expectativas apontam para uma nova exportação para o país em breve. “Temos certeza de que os japoneses vão se apaixonar pelos gourmets do Café do Centro. Acredito que uma nova exportação aconteça até o final do ano e em breve tenhamos mais surpresas”, avalia. De acordo com Rafael, os produtos do Café do Centro já contam com exportações para países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália e França, que adquiriu os cafés gourmets no início deste ano através da rede varejista Casino, entre outros. Um pouco mais sobre


 


 Cafés Gourmets: Os cafés gourmets surgiram a partir da preocupação com a qualidade e pela proposta em criar um café mais saboroso, seguindo a demanda do mercado mundial. Esses cafés são preparados e selecionados seguindo à risca um rígido controle de qualidade. O processo começa desde a escolha da variedade do grão até a torrefação, sempre mantendo o produto dentro das especificações. Fatores climáticos, tipo de solo e os grãos influenciam e determinam a qualidade dos cafés, o que os tornam tão refinados quanto os melhores vinhos e atendem às exigências de consumidores em todo o mundo.

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