A retração foi prejudicada por realização de lucros; para analista, tendência continua sendo de alta para os preços
O café interrompeu uma seqüência de quatro altas consecutivas e fechou em queda nesta quinta-feira. Os contratos com vencimento em março foram cotados a 103,45 centavos de dólar por libra-peso, o que representa uma desvalorização de 0,91% em relação ao pregão anterior. Segundo o analista Gil Barabach, da Safras & Mercado, o dia foi de realização de lucros, e a tendência continua sendo de alta para a commodity.
Ele ressaltou que durante esta quinta-feira, o café para dezembro chegou a apresentar queda de 2,3%, mas fechou com retração de 0,95%, mostrando força. “Essa recuperação durante o dia mostra exatamente o fortalecimento do movimento de alta”, afirma.
Segundo ele, as incertezas sobre os prejuízos provocados pelas recentes tempestades às lavouras e aos embarques de café na América Central contribuem para a alta. Segundo Barabach, a América Central é responsável por cerca de 14% da produção mundial de café, mas pelo seu produto ser certificado na Bolsa de Nova York, imprevistos envolvendo as suas lavouras causam forte influência sobre as cotações.