12/06/2009 – Especialistas internacionais vão debater hoje e sábado, em Lisboa, a relação entre o consumo regular de café e a prevenção da doença de Alzheimer e apresentar alguns estudos sobre os efeitos da cafeína na demência.
A Reunião Internacional do Alzheimer é promovida pelo Programa “Café e Saúde”, implementado em Portugal pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), que pretende, além de esclarecer alguns mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias.
Segundo o AICC, 80 por cento dos portugueses ingere diariamente café, que está associado a hábitos sociais e tradições.
Esta bebida tem suscitado uma aprofundada investigação sobre os benefícios que poderá ter na saúde, mas ainda existe uma generalizada falta de informação quanto a esses benefícios.
Durante o encontro, investigadores de várias áreas vão debater a relação entre café e risco de doença de Parkinson e o papel que o café pode desempenhar enquanto facilitador da actividade física e intelectual.
“Pela primeira vez especialistas que deram um contributo importante nesta área vão reunir-se em conjunto para debater o café e o cérebro”, disse à agência Lusa o neurologista Alexandre Mendonça, um dos organizadores do encontro.