Exportações de café podem reverter baixa devido à maior produção
10/06/09 – 16:26:00
Exportações de café da Índia, o terceiro maior fornecedor asiático do produto, podem ficar próximas dos níveis da safra 2008/09, com as expectativas de uma maior safra. Tal fato poderia reverter o declínio das embarcações nos dois primeiros meses da temporada, afirmou a Junta de Café.
O aumento da oferta no país asiático, que exporta cerca de 80% da sua produção, se juntará à queda de 28% nos preços do café robusta no ano passado, grãos utilizados em cafés instantâneos.
“Nós esperamos uma maior quantidade de café disponível para exportações. As condições da lavoura são boas, no geral, e a junta liberará sua primeira estimativa de produção nesta semana”, ele disse
A produção pode diminuir em 7% para 300.000 toneladas para a safra iniciada em outubro próximo.
A Índia reduziu sua estimativa para a safra com início em outubro após fortes chuvas na principal região produtora do grão, o estado de Karnataka.
A produção diminuirá para 262.300 toneladas no ano terminado em 30 de setembro, se comparada com as 276.600 toneladas estimadas em novembro, informou a junta.
A Itália e a Rússia são os dois maiores destinos das exportações indianas. Os embarques no ano iniciado em primeiro de janeiro foram 19% menores, e, segundo a Junta, ficaram em 91.787 toneladas no presente ano.
As informações partem de agências nternacionais.
Fonte: AgroCIM (www.agrocim.com.br)