Cocapec – 1º Simcafé já é sucesso de público

10 de junho de 2009 | Sem comentários Comércio Cooperativas

10/06/2009 – O primeiro dia do Simcafé, 1º Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana, promovido pela Cocapec, foi sucesso de público com de mais de 850 pessoas que prestigiaram o evento. Na solenidade de abertura, na quarta-feira (27/05), dirigentes da Cocapec e Credicocapec, representantes do sistema cooperativista, SEBRAE, Sindicato Rural, Cati, Emater e prefeitos da região falaram da importância deste evento para a região.


Segundo Maurício Miarelli, agrônomo presidente da Cocapec, informou no segundo dia do evento (28), que o objetivo do Simpósio, de oferecer aos participantes informações sobre a evolução do agronegócio, gestão, manejo e planejamento das propriedades cafeeiras com foco especialmente na cafeicultura na região de atuação da cooperativa, foi alcançado com sucesso. “A participação maciça dos cooperados e o interesse deles pelos temas tratados mostram que a Cocapec atingiu o resultado desejado”, disse o presidente.


Todos os temas abordados tiveram participação efetiva dos cooperados, que puderam saber mais sobre gestão na adubação do cafeeiro, no planejamento da propriedade, na colheita mecanizada e gestão financeira e mercadológica, bem como noções do agronegocio.


A Cocapec ao realizar o Simcafé buscou apoiar e desenvolver a cafeicultura regional, oferecendo aos quase 1.900 produtores cooperados, serviços e tecnologias que aumentem a produtividade de suas lavouras e a competitividade da cadeia do café. O Simpósio despertou o interesse dos cooperados e parceiros para assuntos voltados à gestão e tecnologia dos negócios com o produto.


O Simcafé reuniu representantes de mais de 40 empresas ligadas diretamente ao agronegócio, com tecnologias inovadoras e membros das Faculdades de Agronomia de Lavras, MG, ESALQ de Piracicaba e Faculdade “Francisco Maeda”, de Ituverava.


O Prof. Dr. Ricardo Sette, da Ufla de Lavras, palestrante no segundo dia de evento, contou que ficou muito surpreso ao ver o público que compareceu já em sua primeira edição. Para o professor, esta participação mostra uma boa administração da cooperativa, que consegue envolver seus cooperados. E a participação dos cooperados é considerada fundamental.


Para a cafeicultora cooperada Fernanda Maciel, o evento trouxe muitas novidades, e várias sugestões poderão ser incorporadas à gestão da sua propriedade. “Muito bom este evento, precisa acontecer anualmente”, finalizou a produtora.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.