08/06/2009 – Acompanhe abaixo o boletim semanal da Somar Meteorologia com a previsão do tempo para os próximos dias nas regiões produtoras de café do Brasil. Não há previsão de geadas para os próximos 7 dias:
Minas Gerais
A última semana foi marcada por um baixo volume de chuva, o que resultou num decréscimo no armazenamento de água no solo, como na região da Zona da Mata, cujo valor está entre 40 e 50% da máxima capacidade de campo. No entanto, mesmo com esse baixo nível de água no solo, os cafés não perderam muito seu potencial produtivo nesses últimos 7 dias, pois os grãos em fase de maturação são menos suscetíveis a perdas quando relacionados ao déficit hídrico. Em contrapartida já são contabilizados uma redução de 8% em relação ao clima para essa safra. E uma redução na produção de 40 a 45% quando comparada à safra passada (2008).
Em relação à ocorrência de geadas, não foram observadas em nenhuma das áreas produtoras do estado danos ou quebra de produtividade em decorrência de temperaturas mínimas ocorridas durante os últimos dias.
E segundo os mapas de previsão, não há previsão de chuvas e nem de geadas para os próximos 7 dias. Com isso a semana estará favorável ao inicio da colheita e a maturação dos grãos.
São Paulo
Nos últimos 7 dias, não foram observadas chuvas acima dos 10 mm em nenhuma das região cafeeiras do estado. Com isso, observa-se uma redução no armazenamento de água no solo, cujos valores já se encontram ao redor dos 60%. Sendo assim, as produtividades potenciais das lavouras do estado contabilizam até o momento, uma redução de 10%,em média, na produção para essa safra (2009) e uma redução de 40 a 45% quando comparada a produção da safra passada (2008). Não foram registradas perdas em decorrência de temperaturas mínimas, abaixo dos 4C, ocorridas na semana passada.
E segundo os modelos de previsão, apenas a região sul do estado deverá registrar chuvas acima dos 50 mm, nesses próximos 5 dias, o que elevará o nível de água no solo e favorecerá a maturação dos grãos nas regiões de Avaré e Piraju. E também não há previsão de ocorrência de geadas, pelo menos até a próxima segunda-feira (15).
Paraná
Nos últimos 7 dias, não foram observados chuvas acima dos 10 mm em nenhuma das regiões cafeeiras do Paraná (Norte e Oeste). Desse modo, os solos dessas regiões apresentam volumes abaixo dos 65% de armazenamento de água. Só que essa baixa umidade do solo não prejudica a produtividade das lavouras, pois 100% dos grãos encontram-se na fase de maturação. Contudo, já é contabilizada uma redução de 12% na produção potencial da safra 2009 e uma redução de 30% a 35% em relação à safra passada (2008). E, segundo levantamento de campo, não foram observadas perdas nas produtividades em decorrência de temperaturas abaixo dos 4C, ocorridas na última semana.
E, conforme os modelos de previsão, a semana será de tempo encoberto e de chuva para todo o estado, com volumes acumulados entre 50 e 70 mm, o que possibilitará o aumento do nível de água no solo, e desfavorece os trabalhos de colheita.