ES: organizações brasileiras reconhecem a excelência das pesquisas realizadas pelo Incaper

Por: 04/06/2009 22:06:03 - Página Rural

 

04/06/2009 22:06:03 – Página Rural
Vitória/ES
Durante o VI Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil, importantes empresas de pesquisa agropecuária do País foram unânimes quanto à contribuição prestada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no desenvolvimento e na transferência de tecnologias ao produtor rural, considerada referência entre as instituições de pesquisa.


O coordenador do Programa café da Empresa Bahiense de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ramiro do Amaral, afirmou que o Incaper é uma instituição séria, com trabalhos relevantes na área da cafeicultura. “A Bahia tem interesse em fazer parcerias com o Instituto, a fim de ser beneficiada com esse trabalho que já vem sendo desenvolvido no Espírito Santo”.


Tumoru Sera, PhD e geneticista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), disse que o Incaper é uma entidade eficiente e que tem realizado trabalhos de pesquisa originais, de baixo custo e alto retorno econômico, social e ambiental. “O recurso destinado às pesquisas geralmente é curto, e o Incaper consegue realizá-las mesmo com escassez de verba. Essa é também a nossa linha de pesquisa no Iapar”.


Ele afirmou ter ficado impressionado com a sintonia existente no Espírito Santo, entre o governador, o vice, o secretário de Agricultura, o presidente do Incaper e os pesquisadores no que diz respeito ao café. “Isso mostra clareza no foco com o café, todos pensando no âmbito social, ambiental e econômico”, destacou.


O diretor-técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro Rio), Arivaldo Ribeiro Viana, também teceu elogios à contribuição do Incaper no avanço tecnológico da agricultura. “As pesquisas são todas de forma muito objetiva, voltadas para os problemas dos agricultores do Espírito Santo, e com aspecto positivo, levando em consideração as vocações regionais”.


Viana disse também que “na área da cafeicultura, o Incaper tem sido uma grande referência de pesquisa e extensão rural não só para o Espírito Santo, mas para outros estados que também trabalham com cafeicultura”.


A pesquisadora doutora da Universidade Federal de Lavras (MG), Rosemary Gualberto da Fonseca, destaca a excelência do trabalho desenvolvido pelo Incaper. “O Instituto busca parcerias em outros estados e incentiva o trabalho dos produtores rurais, buscando novas tecnologias. Além disso, é uma referência na pesquisa aplicada, ou seja, a pesquisa direcionada para as demandas do produtor. O trabalho do Incaper é essencial para a valorização da cafeicultura no Espírito Santo”.


Bernardo Van Raij, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), especialista em desenvolvimento sustentável, enfatiza a organização do Incaper e destaca a tecnologia de produção integrada. “Essa tecnologia possui forte embasamento científico, estabelece normas agrícolas que atendam ao mercado, a partir dos princípios da sustentabilidade”. Outro comentário do pesquisador foi sobre o prestígio do VI Simpósio. “A abertura contou com a presença de diversas autoridades. A importância do evento pode ser medida, por exemplo, pela participação do governador Paulo Hartung, que dedicou boa parte de sua agenda para estar na cerimônia”, comenta.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.