illycaffè patrocina a 53ª Bienal de Veneza e lança nova xícara da illy Art Collection

4 de junho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 04/06/2009 13:06:35 - Pingado

Após patrocinar as exposições de 1997, 2003, 2005 e 2007, a illycaffè mais uma vez fecha parceria com a Bienal de Veneza. A 53ª edição de uma das mais importantes mostras de arte internacionais, intitulada “Making Worlds” (Fazer Mundos), curada pelo sueco Daniel Birnbaum, acontecerá entre os dias 7 de junho e 22 de novembro. A Bienal reúne mais de 90 artistas em suas exposições fixas, no Giardini e no Arsenale. Outras localidades da cidade italiana receberão uma programação de eventos especiais. O número de países participantes desta edição bateu o incrível recorde de 77 nações.


Este ano, entre as novidades a serem apresentadas como o espaço educacional projetado por Massimo Bartolini e a livraria de Rirkrit Tiravanija, está o novo bar e restaurante criado pelo artista Tobias Rehberger, responsável por elaborar a mais nova xícara da illy Art Collection, que fará sua estréia na Bienal de Veneza. O tema dos seus projetos, tanto do bar quanto da coleção é a “mimesis”: dentro do cenário do restaurante, a xícara parece desaparecer, um efeito óptico que faz duas criações diferentes serem únicas e abrangentes e acontecerem ao mesmo tempo.


illy Art Collection


Para a illycaffè, o espresso é uma preciosa oportunidade para encontrar amigos, trocar idéias e refletir, além de ser a ocasião ideal para “dar um tempo” e relaxar. Por isso, há vinte anos a illycaffè vem contribuindo para a propagação da arte contemporânea, por meio do apoio a artistas e exposições internacionais. Uma das mais claras e relevantes expressões dessa intenção são as illy Art Collection, coleções de xícaras idealizadas por artistas contemporâneos – projeto criado pela illycaffè em 1992.


Alguns dos mais proeminentes nomes do cenário internacional de arte e jovens artistas promissores têm transformado um objeto comum de nosso cotidiano, como uma xícara, em uma obra de arte “cult”. Michelangelo Pistoletto, Marina Abramovich, Jeff Koons, Bob Rauschenberg, James Rosenquist e Julian Schnabel são alguns dos reconhecidos nomes que deram sua contribuição pessoal para este projeto.


América Latina na Bienal


A illycaffè também apóia o Instituto Ítalo-latino-americano (Italian-Latin-American Institute – IILA), uma organização internacional convidada pela Bienal de Veneza desde 1972 para facilitar a participação de artistas latino-americanos no seu próprio pavilhão de exposições. Para manter o alto nível de qualidade da mostra, o Instituto recebeu este ano um local adicional de 700 metros quadrados dentro do Artiglierie dell`Arsenale. O IILA está se tornando cada vez mais um ponto de referência para todos os países latino-americanos que não têm pavilhão próprio e podem alavancar sua participação neste evento chave da esfera internacional de arte. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.