Filtro de café se transformam em peças artesanais

27 de maio de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: 26/05/2009 23:05:58 - A Gazeta Digital

Enquanto milhares de pessoas coam diariamente o café para atender a um desejo do paladar, Maria Neide Anisézio e Nilsa Alves Teles, que moram no bairro Renascer, em Cuiabá, aproveitam o que sobra do processo para incrementar a renda familiar. Nas mãos das duas artesãs o filtro utilizado para fazer o famoso cafezinho se transforma, ganhando utilidade e retirando esse tipo de lixo do meio ambiente.


Por possuir fibras longas, o papel do filtro de café se torna mais resistente que um papel normal, o que contribui para a gama de possibilidades em que ele pode se transformar. Para ser aproveitado como artesanato, o filtro de café usado deve ser deixado para secar com a borra. Depois de seco, a borra é retirada e o filtro é lavado e posto para secar novamente. A partir daí a criatividade é que vai guiar o trabalho.


Por ser resistente, o filtro pode ser tingido e recortado do jeito que a imaginação permitir, chegando a desenhos, texturas e cores diferenciadas. Para tornar o produto ainda mais ecológico Maria e Nilsa utilizam caixinhas de leite como base para a colagem dos filtros, formando uma “chapa” que depois de impermeabilizada pode virar caixas decorativas, capas de agenda ou caderno, bolsas ou revestir vasos de plantas.


Não há limites para o artesanato feito com filtros. Paula Dibi é designer de produtos com foco no segmento artesanal e foi uma das profissionais envolvidas na qualificação de artesãs do bairro Renascer. Para a designer, o maior desafio de trabalhar com esse tipo de material é aplicá-lo de maneira inovadora. “O olhar deve ir além”, aconselha.


O resultado dessa técnica são peças de uma plasticidade única e textura muito diferente. Tanto que a equipe de Marketing do Grupo Gazeta de Comunicação lançou mão desse tipo de artesanato para compor os diplomas do Prêmio Gazeta, cuja cerimônia de premiação será na próxima sexta-feira, dia 29. Os diplomas foram impressos sobre papel que reproduz a textura dos filtros colados.


A técnica permite a produção de objetos decorativos e utilitários e não há limite para sua aplicação.


Serviço: Nilza Alves – 3628-2133


Maria Neide Anisézio – 3664-1035
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.