Vai um cafezinho?
Bons momentos pedem um grande café. Na data em que se comemora o dia nacional da bebida mais popular do país, um brinde com uma saborosa xícara é uma ótima sugestão. Hoje, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café – data criada em 2005 e incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos para valorizar a importância do café na rotina diária. A bebida é consumida por nove em cada dez brasileiros e é de longe a mais prestigiada, à frente do refrigerante e do leite.
Para os degustadores desta bebida tradicional, que se moderniza a cada nova receita, o Café Morro Grande apresenta algumas dicas e informações para comemorar a data:
* Quanto melhor a qualidade da matéria-prima, mais suave e deliciosa será a bebida.
* Cada ponto de torra com sua cor característica determina um sabor e um aroma próprios. Quanto mais claro, mais suave e menos amargo. Quanto mais escuro, mais forte, mais amargo e menos ácido.
* O café torrado se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso deve ficar sempre bem acondicionado.
* A armazenagem do pó de café deve ser feita em recipientes plásticos herméticos, num local fresco ou, preferencialmente, na geladeira.
* O café torrado em grão conserva-se por um período maior e sua qualidade pode ser mais facilmente verificada. Deve ser moído próximo a hora do consumo.
* O ideal é a moagem média. Se a moagem é mais grossa que a ideal, a bebida ficará mais fraca e menos saborosa havendo necessidade de maior quantidade de pó na preparação, caso se deseje mais forte.
* Se a moagem é mais fina que a ideal, a bebida será muito amarga, áspera e desagradável, a não ser que se diminua o tempo de contato água com e a
QUANTIDADE DE PÓ
* As técnicas de preparo também influenciam, por isso, as dicas são utilizar água quente, próxima da fervura. O ideal é preparar a quantia que se vai tomar, inclusive adoçando o café na xícara.
* Não há quem resista ao aroma do café. Em casa ou na cafeteria, é um estimulante leve do cérebro e parceiro para todas as horas.
QUALIDADE. O Café Morro Grande desde o ano de sua fundação, em 1930, mantém especial atenção com os apreciadores de um bom café. Com o objetivo de oferecer produtos com padrão internacional de qualidade, trabalha intensamente para levar aos consumidores uma bebida marcante, superior, que proporcione benefícios ao corpo e à mente.
Numa mistura harmônica entre tradição e modernidade, o Café Morro Grande incentiva o compromisso e a responsabilidade entre todos os envolvidos em seu processo de produção. Uma cuidadosa seleção de grãos é o primeiro passo, que segue por torradores e moinhos de alta tecnologia, rigoroso controle de qualidade e perfeita padronização.
Aliados a alta tecnologia no sistema produtivo, trabalham ao longo do processo profissionais treinados e habilitados pelas normas internacionais em inspeção de riscos de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Desde 2001, o Café Morro Grande é uma empresa certificada pela norma NBR ISO 9001:2000, pela SGS ICS.
Café dá toque irresistível
MOUSSE DE CAFÉ
Ingredientes
– 1 xícara (chá) de Café Morro Grande forte
– 100g de nozes descascadas
– 6 gemas
– 60g de açúcar
– 150g de creme de leite
Modo de preparo:
Coloque as gemas numa tigela, junte o açúcar e bata com um batedor de arame, até obter um composto branco e espumoso.
Adicione aos poucos o café forte e quente. Leve essa mistura ao fogo brando, em banho-maria, e, sem deixar de bater, deixe que a mistura fique densa.
Quando obtiver um creme liso, retire do banho-maria e adicione o creme de leite bem batido e 80g de nozes finalmente picadas.
Despeje em taças e leve à geladeira por 1 hora e meia, para que fique bem gelada e consistente.
Decore a superfície com as nozes restantes inteiras e sirva em seguida.