O gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, ministrará a palestra “A produção cafeeira no Brasil diante da nova realidade mundial” ao longo do 3º Fórum & Coffee Dinner, evento que será realizado pelo Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, em São Paulo (SP).
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aymbiré irá contar a experiência do CBP&D/Café (Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café), que, desde 1997, busca adaptar tecnologias para sustentar a produção e a produtividade do café no Brasil.
Coordenado pela Embrapa Café, o Consórcio reúne as instituições de ensino, pesquisa e transferência de tecnologias que lidam com o café no País, em toda a cadeia agroindustrial do produto. Atualmente, são mais de 40 instituições reunidas em um arranjo institucional participativo, com coordenação nacional e execução descentralizada.
Para o gerente da Embrapa Café, o Consórcio prioriza pesquisas para favorecer o agronegócio café nas fases de produção, exportação e indústria. “Otimiza recursos das diferentes regiões para que as instituições trabalhem aspectos peculiares de cada região, mas permitindo que as informações geradas sejam úteis e compartilhadas em rede”, explicou.
Com a pesquisa, o Brasil conseguiu melhorar a qualidade do café produzido. Atualmente, existem cultivares resistentes a pragas, a temperaturas mais elevadas e adaptadas a solos mais pobres. De acordo com Aymbiré, a pesquisa contribuiu para preparar o País para momentos de crise. “O Brasil tem o café mais competitivo do mundo”, completou.
Financiado, sobretudo, com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), o CBP&D/Café conta com um orçamento de R$ 15,3 milhões para 2009. “Esse investimento é fundamental para promover a modernização da produção cafeeira nacional”, enfatizou o diretor do Dcaf (Departamento do Café) do Ministério da Agricultura, Lucas Tadeu Ferreira.
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil possui uma área plantada de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, cerca de 6 bilhões de pés de café — pouco mais da metade só em Minas Gerais, que detém 49,2% do total nacional, sendo 98,5% do tipo arábica. Em segundo lugar vem o Espírito Santo, com 25,7% da safra brasileira e destaque à produção do conillon.
Atualmente, o País é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do market share (mercado internacional de café), volume equivalente à soma da produção dos outros seis países maiores produtores. Além disso, somos os maiores exportadores e o segundo mercado consumidor do globo, atrás apenas dos EUA.
Fórum — O 3º Fórum & Coffee Dinner, organizado pelo Cecafé, reunirá industriais, produtores, torrefadores e exportadores. Nesta edição, o tema central será “Os novos Desafios – Novos Cenários da cultura no País”. O evento terá a participação do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, e do diretor do Dcaf, Lucas Ferreira, além do gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca.
Homenagem — Segundo apurou o Blog do Café, o Cecafé irá homenagear, ao longo do 3º Fórum & Coffee Dinner, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) por ter se sagrado a maior exportadora brasileira de café em 2008. No ano passado, a maior Cooperativa de café do mundo embarcou aproximadamente 1,8 milhão de sacas de 60 kg, ou 6,12% do total de 29,383 milhões de sacas remetidas pelo Brasil ao exterior.