Incaper reúne produtores de café nesta sexta-feira (15) em Iúna

Um dos objetivos do evento é divulgar o programa Renovar Arábica.


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, na próxima sexta-feira (15), o Encontro de Cafeicultores de Iúna. O evento, que tem o objetivo de difundir o Programa ‘Renovar Arábica’, lançado em 2008, acontece no ginásio poliesportivo, no Bairro Quilombo, a partir das 8 horas.


Para o evento, que será focado no pequeno produtor rural, são esperadas mais de duas mil pessoas, incluindo técnicos, produtores, familiares e meeiros. De acordo com o engenheiro do Incaper, em Iúna, Onofre Rodrigues, o encontro tem o objetivo de difundir o programa ‘Renovar Arábica’ levando informações técnicas aos agricultores para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.


“Uma das palestras será sobre segurança alimentar, que significa produzir café intercalado com a produção de alimentos para a subsistência das famílias, sem diminuir a produtividade do arábica. Outra palestra será sobre as experiências de irrigação do café arábica no Sul de Minas Gerais, uma região muito parecida com a Região do Caparaó”, destaca o extensionista. Segundo Onofre, não existe lavoura irrigada na região de Iúna.


No evento também será apresentado um programa de financiamento para a renovação das lavouras de café arábica. Esse financiamento será feito pelo Banestes, Banco do Brasil e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e tem um prazo de seis anos para ser quitado.


Onofre Rodrigues também enfatiza o momento oportuno para os cafeicultores investirem na produção. “É importante aproveitar que o preço do café está baixo para investir em na lavoura e estar preparado para o momento da alta do valor da saca. É melhor estar preparado para uma oportunidade e não tê-la, do que ter uma oportunidade sem estar preparado”, diz o engenheiro agrônomo.


Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é necessário impulsionar o desenvolvimento da atividade cafeeira, promovendo eventos e capacitando os produtores. “Com a implementação do ‘Renovar Arábica’ vamos aumentar a produtividade e a qualidade de café. Estamos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos municípios produtores”, destaca Evair.


Distante 184 quilômetros de Vitória, no sentido de Minas Gerais, em Iúna a cultura do café arábica está presente em duas mil propriedades e ocupa cerca de 17 mil hectares. Em 2008, foram produzidas cerca de 400 mil sacas de café. Para 2009, a produção esperada é de 250 mil sacas.


O Encontro de Cafeicultores é uma realização do Incaper, da Seag e da Prefeitura Municipal de Iúna. Também estarão presentes no evento autoridades da Região do Caparaó, técnicos do Incaper, representantes das secretarias municipais de Agricultura da região, das cooperativas e também, da iniciativa privada.


 


Serviço


Evento: Encontro de Cafeicultores de Iúna


Data: 15 de maio


Horário: 8 horas


Local: Ginásio poliesportivo – Bairro Quilombo, Iúna


 


Programação


 


8 horas – Recepção


9 horas – Abertura solene


10h30 – Palestra: Irrigação na cultura do café arábica


André Luiz Teixeira Fernandes – Engenheiro agrônomo


Moderador: Maria Amélia Gava Ferrão – Engenheira agrônoma


12 horas – Almoço


13h30 – Palestra: Renovar Arábica – Cafeicultura e Segurança Alimentar


José Onofre Pereira – Engenheiro agrônomo do Incaper


Moderador: Aldo Luiz Mauri – Engenheiro Agrônomo


15 horas – Palestra: Licenciamento Ambiental


Frederico Lopes Rapouso – Engenheiro Agrônomo


Moderador: Rogério Alvarez Santos – Engenheiro Agrônomo


15h40 – Encerramento e sorteio de brindes


 


Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação do Incaper


Lorena Fraga


Email: lorenafraga@incaper.es.gov.br


Tel.: 3137-9868 / 3137-9888 / 9850-2210


Texto: Beatriz Toso


Email: comunicacao@incaper.es.gov.br


Tel.: 3137-9866

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.