Positiva. Essa é a avaliação da missão técnica da SRI (Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio), após visitar potências do continente asiático como Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia, no final de abril e início deste mês.
Segundo informações da assessoria de comunicação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), foram feitos contatos com autoridades das Pastas de Agricultura desses países para discutir o estágio atual e o avanço no processo de liberação das exportações brasileiras do agronegócio.
A manutenção de mercados já existentes com aporte de garantias sanitárias também esteve na pauta da delegação brasileira. No caso do Japão, por exemplo, foi entregue o questionário solicitado pelas autoridades sanitárias daquele país no que tange ao comércio de carne suína proveniente de Santa Catarina. O Brasil formalizou, ainda, o convite para a vinda da missão técnica japonesa à verificação in loco e, conseqüentemente, a conclusão do processo de comercialização.
Do total de produtos do agronegócio exportados para o Japão, 52% correspondem à carne de frango, café (13%) e soja (9,5%). Para a Coréia, o complexo soja representa 50% das exportações, algodão (11%) e frango (6%). Já para as Filipinas os principais produtos exportados são o fumo (67%), carne bovina (18%) e frango (3%).