A Starbucks Corp. abriu na semana passada sua primeira cafeteria na Polônia, marcando o próximo passo dos planos de crescimento global da companhia. A loja em Varsóvia é administrada por AmRest Coffee, uma joint venture entre a Starbucks International Inc. e uma subsidiária da companhia holandesa AmRest Holdings N.V.
“A Starbucks esperou um longo tempo para encontrar a oportunidade certa para entrar na Polônia, um país que tem adotado entusiasticamente a cultura de cafeterias. Estamos animados por nos tornar parte dessa crescente tradição e uma parte da comunidade”, disse o diretor gerente da AmRest Coffee, Drew O’Malley.
O mercado de cafeterias na Polônia está crescendo mais rápido do que outros segmentos culinários, de acordo com dados da indústria de restaurantes citados pela Starbucks. A Starbucks e a AmRest formaram uma parceria na Polônia em 2007. Nesta época, um porta-voz da AmRest disse que a companhia esperava ganhar pelo menos US$ 50 milhões anualmente com cafeterias da Starbucks.
No ano passado, a AmRest se associou à Starbucks para abrir seu primeiro café na República Tcheca. As duas companhias também se associaram no mercado húngaro. A AmRest também administra as redes KFC, Pizza Hut e Burger King na Europa Central e Oriental.
A Starbucks, que tem sede em Seattle, possui 1.550 cafeterias em 27 países na Europa, Oriente Médio e África. A companhia vem focando no crescimento internacional para compensar a desaceleração no mercado dos EUA.