Nova unidade marca os 30 anos da Palini & Alves

3 de abril de 2009 | Sem comentários Comércio Empresas

Líder no mercado brasileiro de máquinas para processamento de grãos de café e de cereais, a Palini & Alves Ltda., instalada no município de Espírito Santo do Pinhal, no interior do estado de São Paulo, completa 30 anos de atividades. Fundada em 19 de março de 1979, a empresa é uma das mais modernas do setor de máquinas agrícolas do Brasil. A nova unidade fabril, localizada na Rodovia SP-342, quilômetro 99, tem 40 mil m2, entrou em operação, em definitivo, com a produção da nova linha de implementos agrícola, destinado ao transporte de grãos.


A empresa totalmente informatizada possui uma linha de montagem equipada com tecnologia de última geração, além de possuir um programa ambiental modelo, que atendeu todas as exigências, para a obtenção das licenças necessárias de funcionamento, junto aos órgãos públicos, municipal e estadual. “Estamos fazendo jus ao nosso slogan que é: Tecnologia Sem Limites”, disse o diretor comercial, Carlos Roberto Palini.


O principal produto da empresa ainda é o secador de grãos, que é fabricado desde 1983. A produção inicial era de uma unidade por mês. Atualmente, a empresa tem condições de produzir até oito unidades por dia, com a capacidade que varia entre 1.600 a 18.000 litros. “O secador foi um marco da revolução da nossa empresa”, comentou Palini. “Fomos aperfeiçoando o produto, ao mudar o sistema de transmissão, o de ventilação e o forno, que sem tubulação, ocupa menor espaço e passou ser copiado pelo mercado”, acrescentou.


O segredo para o crescimento da empresa, nessas três décadas, está no modelo de gestão empresarial, mesclando experiência com a juventude. “Os nossos colaboradores mais jovens são os responsáveis pela transformação, enquanto os mais experientes deram à direção para esses novos caminhos que foram surgindo”, comentou o gerente financeiro, Fábio Facanali Alves.  


Entre outras vantagens da nova fábrica: toda a matéria-prima fica estocada em área coberta. “Com a construção dessa unidade, que era o nosso sonho, temos condições de dobrar a produção de todas as máquinas e implementos que fabricamos”, afirmou o diretor industrial, Flávio Pereira Alves. A empresa ocupa, agora, uma área de 56 mil m2, com as duas unidades.


A maioria das máquinas e implementos, cerca de 80%, é direcionada para o processamento de grãos de café, desde a pós-colheita, passando depois pelas várias etapas de processamento, até o preparo final, seja para a exportação ou para a torrefação. Os demais equipamentos produzidos são destinados para o transporte e processamento de grãos de cereais, tais como milho, soja, feijão, cacau e outros.


A nova unidade da Palini & Alves foi projeta obedecendo a rigorosa legislação de
preservação do meio ambiente. A empresa criou um sistema próprio de tratamento de efluentes, implantou o sistema de despoeiramento para forno de fundição e captação de gazes e desenvolveu um projeto de construção que permite aproveitar a iluminação natural, para economizar energia..


A Palini & Alves está entre as 10 melhores do agronegócios do País. Segundo pesquisa feita pela Revista Globo Rural é a 2ª em Giro do Ativo, 5ª em Rentabilidade e a 7ª em Evolução do Ativo. “Esse sucesso é graças à aliança, de longo prazo, que mantemos com os nossos fornecedores e parceiros”, disse a gerente de compras, Joseane de Cássia Palini.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.