O jornal argentino Página 12 lançou uma matéria exclusiva sobre o Espírito Santo, no dia 31 de março. A cidade de Guarapari, as Rotas do Sol e da Moqueca, e do Mar e das Montanhas foram citadas. Guarapari ganhou destaque por ser uma cidade histórica e pela proximidade com o mar.
A reportagem evidenciou também a importância do mangue para a região e os bons restaurantes localizados no município.
Todo processo que envolve a culinária regional, desde o trabalho dos pescadores até a produção da tradicional moqueca capixaba, estão contextualizados na matéria. Guarapari foi considerada um centro turístico completo, pelas suas areias medicinais (monazíticas), os esportes náuticos, como o windsurf, o surf e a pesca submarina, e um clima privilegiado durante o ano todo.
A Rota do Sol e da Moqueca foi mostrada como um circuito de belas praias e boa comida, além de apresentar várias atrações turísticas como a Fábrica de Chocolates Garoto em Vila Velha. Em Anchieta, a desova de tartarugas e a religiosidade também foram citadas.
Já a Rota do Mar e das Montanhas teve ênfase nas plantações de café e frutas. O clima das montanhas e o resgate histórico da imigração italiana e alemã foram destacados, ressaltando que a região se assemelha muito com diversas localidades da Europa. O turismo de Pedra Azul foi apresentado em torno da produção agrícola, do orquidário, dos queijos e das especiarias.