Os produtores de café do município de Andrés Eloy Blanco, em Sanare, no Estado de Lara, na Venezuela, esperam abastecer com esse produto a maior parte do país em 2010. Assim asseverou o prefeito local, Alfredo Orozco, que indicou que na atualidade os produtores dessa jurisdição manufaturam 250 mil quintais (193 mil sacas) por safra, segundo dados oficiais.
Ele expressou que para a próxima safra se espera uma produção de 350 mil quintais (268 mil sacas), assim como para 2010 a produção poderia atingir 1 milhão de quintais (767 mil sacas). “Dessa maneira poderíamos abastecer de café a maior parte do território nacional”, disse o prefeito. Ele agregou que para esses fins, foi efetuada a organização dos seis mil produtores de café locais em 250 pequenas cooperativas. “Atualmente, cada produtor está inserido em uma cooperativa de café”, explicou Orozco.
Esse avanço da produção se dá a partir de um programa denominado Missão Campo Adentro e do Plano Café, esse último desenvolvido pelo governo federal. O programa tem permitido a organização comunitária efetiva dos habitantes desse município, que, em sua maioria, são vinculados à produção do grão. Essas cooperativas criaram as comunidades cafeeiras, que se tornaram cidades comuns e constituem núcleos de desenvolvimento endógeno.
As cidades comuns constituíram à Grande Cooperativa do Café Casa Sanare, que se encarrega do processo de produção e comercialização desse produto na cesta básica familiar venezuelana. A essas empresas se encontram integrados mais de seis mil produtores, assim como as 250 cooperativas mencionadas. “Podemos dizer que é a maior cooperativa da América do Sul. Esperamos que essa grande cooperativa se converta na ponta de lança dos produtores desse município”, sustentou Orozco.