Na busca de afirmação na área turística, o município de Aquidauana encontra-se numa fase pródiga de iniciativas. Uma delas visa a obtenção de selos de qualidade para dois produtos: o mel e a geléia, que agregam renda para mais de uma centena de famílias na região.
A produção de Aquidauana tem alcançado notoriedade entre os turistas como produtos diferenciados da média. No caso do mel, a possibilidade de créditos aos produtores pelo Banco da Gente tem gerado expectativas positivas quanto ao atendimento da demanda, que é muito grande.
A obtenção do selo de qualidade possibilitará a participação do município no Salão de Agricultura Familiar, evento referencia na área do turismo de base comunitária e que conta com o apoio da Fundação de Turismo do Estado. Uma das exigências legais para a participação é exatamente o selo.
Alguns municípios de Mato Grosso do Sul já conseguiram cadastrar o selo na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Agraer. São os casos de Glória de Dourados (café orgânico); Camapuã (farinha); Iguatemi (erva mate) e Dourados (arroz preto).
Em recente reunião com representantes da Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana), Banco da Gente e SEBRAE, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) destacou a qualidade do mel da região, com qualidade para exportação. “O selo é questão de tempo”.