Governo da Etiópia ameaça a confiscar estoques privado de café

Por: Centro de Inteligência do Café / Café e Mercado

23/03/2009 – O primeiro ministro etíope, Meles Zanawi, ameaçou confiscar e vender os estoques de café das exportadoras que continuarem segurando o produto. Zanawi as acusou de acumulação.


Alguns exportadores estavam relutantes em vender seus grãos por meio da nova Bolsa de Commodities eletrônica do país, que começou a comercializar o café em dezembro, disse Zanawi. “Como resultado, as exportações de café estão mais baixas esse ano”, afirmou. “O governo pode ser forçado a confiscar os estoques em depósitos privados e disponibilizá-los ao mercado”.


Cerca de 15 milhões de pequenos produtores cultivam café, a maioria nas terras altas e úmidas no oeste e sudoeste da Etiópia, sendo o país o maior produtor de café da África.


A Bolsa de Commodities da Etiópia (ECX, em inglês) veio para substituir o obscuro sistema de leilões do país, frequentemente mal usado por agentes de mercado.


Em janeiro, Zanawi publicou um duro aviso aos exportadores, ameaçando “cortar suas mãos” se eles não vendessem os estoques armazenados devido à espera por melhores preços.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.