A região do Cerrado Mineiro se destaca pela alta produtividade de café. Segundo levantamento do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) referente à safra de 2008, a região teve registro de 28,6 sacas de café beneficiado por hectare, mais que a média de todo o Estado, com 22,5, e acima também da média nacional, com 21,2 sacas por hectare. A alta concentração de lavouras de café irrigado e o uso de tecnologia mecanizada são alguns dos motivos para o bom desempenho da região no mercado brasileiro de café.
Pela sua grande importância para a cafeicultura brasileira, a região do Cerrado de Minas, recebe a edição 2009 da Fenicafé, um dos principais eventos da cafeicultura irrigada, que acontece de 25 a 27 de março, em Araguari/MG. Com soluções que facilitam a vida do cafeicultor, auxiliam no controle das doenças do café e contribuem para um produto final com mais qualidade e valor de mercado, a Bayer CropScience marca presença no evento e apresenta os diferenciais do seu portfólio inovador para a cafeicultura.
No estande da empresa, produtores, especialistas em irrigação, consultores e demais profissionais do mercado poderão conferir demonstrações de resultados obtidos com a aplicação das soluções inovadoras da Bayer CropScience para o café, a partir de áreas plantadas localmente. Os destaques da empresa para os visitantes da feira serão: Premier Plus e Sphere Max.
Com ação simultânea de fungicida e inseticida, Premier Plus é o único registrado no mercado para aplicação de irrigação via gotejamento, prática muito comum no Cerrado, e promove benefícios como vigor e melhor enraizamento das plantas de café, além da facilidade na aplicação e do exclusivo efeito Força Anti-Stress. Já o fungicida Sphere Max tem entre suas vantagens uma melhor distribuição na superfície das folhas; maior velocidade de penetração nas plantas de café; chegada aos extratos inferiores das plantas; maior resistência à lavagem das chuvas; facilidade no manuseio do produto e maior segurança ao aplicador, em virtude da embalagem ajustada à dose – o que também favorece seu descarte seguro e correto. O produto está registrado para o controle do complexo de doenças que afeta o café, com destaque para a ferrugem e a cercospora.
“Levar as soluções tecnológicas da Bayer CropScience para o cafeicultor num dos eventos de maior repercussão para os produtores e profissionais envolvidos com esta cultura, é uma oportunidade muito importante para a empresa, pois são difundidas informações relevantes para todo o mercado”, afirma Marcelo Figueira, gerente de Cultura de café da Bayer CropScience.