O tema fez parte de um painel dentro do Agrocafé – Simpósio Nacional do Agronegócio Café
A certificação da produção de café fornece serviços de suporte, treinamento e acesso a ferramentas e informações que resultam em mais qualidade e melhores condições de venda para os produtores de café. Dentre as principais vantagens para os produtores estão: melhor acesso ao mercado e condições de comercialização, melhor acesso ao crédito, mais transparência no mercado e melhores margens para seus produtos no mercado global de café.
Cada vez mais os consumidores procuram nas prateleiras dos mercados produtos fabricados por empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental. Adquirindo café de empresas certificadas, o consumidor pode ter a certeza de que estas empresas estão comprometidas em aumentar a qualidade do café produzido, mas sempre levando em consideração o respeito à sociedade e ao meio ambiente.
Além do consumidor final, o comércio e a indústria também se sentem comprometidos a assumir esta responsabilidade: as empresas querem mostrar que se preocupam com a sustentabilidade, e adquirir café que atende a esses requisitos no âmbito econômico, social e ambiental é uma forma de fazer isso.
Segundo os especialistas, os critérios de sustentabilidade são requisitos fortes para a comercialização de produtos no mundo todo, e com o café não é diferente.
De acordo com Fernando Giachini Lopes, do Instituto Totum, existem selos de certificação que rastreiam toda a cadeia produtiva para atestar a veracidade dessas informações. “Para algumas Certificações não basta a origem, mas existem requisitos de qualidade, manejo, sustentabilidade, sociais, específicos, além de controles exigidos normalmente abrangem desde a Fazenda até a fabricação (rastreabilidade). Alguns programas garantem somente a origem, outros garantem a origem e acrescentam requisitos de sustentabilidade e qualidade do grão verde”, explica, dizendo que a saca do café certificado é comercializado a um preço de 20 a 30% superior ao café comum.