Seagri traz para a Bahia encontro nacional da Abic

O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Roberto Muniz, convidou e o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café, Abic, Natan Herszkowicz aceitou realizar em Salvador o 16º Encafé Encontro Nacional da Indústria do Café, um dos maiores evento do setor. O encontro vai acontecer no mês de novembro deste ano, nos dias 18 a 22, em local que ainda será definido. O compromisso foi firmado durante o 10º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, Agrocafé, encerrado ontem, (11), no Gran Hotel Stella Maris.


A Bahia, quarto estado brasileiro em produção de café, está pronta e tem excelente estrutura para receber um encontro deste porte, disse o secretário Roberto Muniz, que vê no evento uma boa oportunidade de divulgar as potencialidades do café baiano.
Encontro Nacional da Indústria do Café é um evento anual de quatro dias, que acontece há 33 anos. A 16ª edição do Encafé deverá reunir em Salvador mais de 700 empresários e fornecedores do ramo. O diretor da Abic enfatizou que para nós será uma honra realizar nosso evento na Bahia, um estado de tradição e forte na produção de café.


Café de qualidade deverá ser incluído na merenda escolar


Definir como regra para licitação só adquirir café com qualidade mínima determinada, e adotar o café de qualidade superior na merenda escolar. Estas foram duas das alternativas discutidas durante o 10º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, Agrocafé, encerrado ontem, (11), no Gran Hotel Stella Maris, para conscientizar o consumidor e aumentar o consumo do café de qualidade superior.


Tomando como exemplo o que já acontece nos estados de São Paulo e Minas Gerais, o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Roberto Muniz, propôs, durante o Fórum de Secretários de Agricultura realizado no Agrocafé, que a iniciativa fosse abraçada pelos demais estados. A proposta foi aceita e os secretários assumiram o compromisso de defender a idéia junto aos seus governos.


O prefeito do município de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, disse que também os municípios poderiam adotar o mesmo critério em suas licitações, e declarou que vai inserir o café de qualidade na merenda
escolar do seu município.


CAPACITAÇÃO


A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, e a Associação Brasileira da Indústria do Café, Abic, firmaram um termo de cooperação para capacitação e treinamento das pessoas que fazem e servem café nos hotéis, bares e restaurantes no Estado da Bahia, e de educação ao consumidor de café, com o objetivo de estimular a agregação de valor em toda cadeia produtiva do café. Vamos elaborar uma agenda conjunta para ações a médio e longo prazos para ampliar o consumo de café de qualidade superior com maior valor agregado, explicou o secretário da Agricultura, Roberto Muniz. De acordo com Natan Herszkowicz, diretor executivo da Abic, o fundamento é que o café produzido com grão de qualidade, vai remunerar de maneira mais justa o produtor. É a chave para melhorar a renda na cadeia produtiva do café.


O termo de compromisso entre a Seagri e a Abic foi firmado durante a realização do 10º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, Agrocafé, encerrado ontem no Gran Hotel Stella Maris.


O diretor executivo da Abic disse que há uma pirâmide de consumo do café, onde a base é o produto de preço menor. “Depois tem o café tradicional, o superior e o goumert, mas o mais consumido é o tradicional. Os outros estão crescendo, mas hoje representam apenas 8 a 10% do consumo”, explica


Natan, prevendo que, com a agenda conjunta, num prazo de cinco anos o consumo de café superior alcance o percentual de 30%, o que representaria o acréscimo de produção de seis milhões de sacas de café por ano. As estratégias para conscientizar o consumidor e aumentar o consumo de café serão ainda definidas, mas algumas medidas já foram elencadas. Uma das ações seria sensibilizar a rede hoteleira, através da Embratur, a oferecer aos clientes café de qualidade superior.


Além disso, a Abic e a Seagri vão iniciar um programa de educação do consumidor, viabilizando informações sobre o café superior, como estratégia para ampliar o consumo deste tipo de café.

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