A história de illycaffè de 1933-2007

8 de março de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

A história de illycaffè de 1933-2007

a história da illycaffè


1933 Francesco Illy funda a empresa, em Trieste.
 
1934 Francesco Illy desenha e patenteia a “illetta”, antepassada das modernas máquinas para espresso, junto a um revolucionário sistema de conservação da mescla: a pressurização, que já nos anos trinta permitia exportar o café a bares de toda a Itália.
 
1939 A illycaffé leva a cultura do espresso ao norte da Europa: Holanda e Suécia são os primeiros países a descobrir o aroma e a experiência do café concentrado numa chávena.
 
1947 O filho de Francesco, Ernesto, licenciado em química, entra para a empresa: com ele é reforçada a vocação para a investigação científica e tecnológica e criam-se alianças com outras empresas, instituições e universidades.
 
1957 Cria-se o departamento para a fabricação de embalagens. Para que também a conservação do aroma do café seja controlada e garantida directamente pela empresa. O primeiro laboratório de química da empresa foi também estabelecido, bem como a produção inicial de café para consumo caseiro em tamanho reduzido, em latas redondas de café illy em grão.
 
1965 Começa a produção de café para o consumo doméstico: embalagens redondas, mas mais pequenas, com a mescla illycaffè moída.
 
1965 A empresa muda-se para a nova sede de Via Flavia, a sede actual: no seu interior encontram-se o laboratório químico, a produção de café e dos materiais de embalagem e o embalado.
 
1974 Sendo já a primeira empresa no mundo, a illycaffè começa a produção de serving, pastilhas individuais para preparar também em casa e no escritório um café com a mesma qualidade que no bar, da maneira mais fácil, segura e rápida.
 
1988 A illycaffè patenteia a máquina seleccionadora, que assegura a perfeição dos grãos “fotografando” a sua forma e a sua cor.
 
1991 O desenhador Matteo Thun desenha a chávena branca, baseado numa ideia de Francesco illy, uma síntese de beleza e funcionalidade, que se converterá no símbolo da illycaffè. Institui-se o prémio Brasil, que premeia cada ano os produtores mais atentos á qualidade do café verde. Um laboratório de controlo de qualidade, Assicafé, foi também estabelecido no Brasil.
 
1992 Fabrica-se a primeira série de chávenas illycollection.
 
1996 Nasce o novo logótipo, desenhado pelo artista James Rosenquist: o quadrado vermelho com as letras em branco, quatro pinceladas dinâmicas e suaves.
 
1998 Na Area Science Park de Trieste, a illycaffè funda AromaLab, onde se individuam, se estudam, se baptizam, e se mapean todos os aromas que constituem o sabor do café.
 
2000 É fundada a Universidade do café, onde barman e pessoas apaixonadas aprendem a arte e a cultura do café, desde a preparação á gestão do local, passando pela comunicação com o cliente, do grão à chávena.
 
2002 Com a primeira reportagem dedicada ao Brasil, illycaffè e o fotógrafo Sebastião Salgado começam a colaborar no projecto “In Principio”, que seguirá pela Índia, Etiópia e outras terras do café.
 
2005 O projecto “illy bar concept”, a cadeia de cafés á italiana de illy, que em finais do ano 2005 serão 50 em Itália e mais de 130 em sete países do mundo, agora conhecido por “espressamente illy”.
 
2006-2007 Após coffee serving e o sistema E.S.E., chegam os novos sistemas para preparar em casa ou no escritório um café espresso de qualidade como o do bar a casa.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.