O Vietnã, a medida que se tornou um dos mais importantes produtores de café (em quantidade) do mundo, também passou a vivenciar especulações a respeito do tamanho de suas safras. Organizações não-oficiais projetam a safra 2008/09 em volume superior a até 20 milhões de sacas de 60 kg, como o USDA (United States Department of Agriculture – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que prevê a colheita de 21,5 milhões de sacas.
Entretanto, conforme o tempo passa, a realidade começa a aflorar, ou, no case do café, floresceu e agora passa a ser colhida. Nesta sexta-feira (27), a Associação de Café do Vietnã revisou para 16 milhões de sacas sua estimativa à safra 2008/09 do país. Em projeção preliminar, a entidade previa 16,7 milhões.
O presidente da Associação, Luong Van Tu, anotou que, com a colheita se aproximando do final, a qualidade e a quantidade da produção não estão tão boas quanto se projetava. A agências internacionais, ele explicou que foram encontrados “mais grãos pretos e que há indicações de que a produção será menor do que esperávamos anteriormente”.