Café reduz risco do diabetes tipo 2

20 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café

Café reduz risco do diabetes tipo 2



É, para muitos portugueses, um hábito ao qual é difícil resistir. Há quem o beba para afastar o sono, para aconchegar a refeição ou simplesmente pelo prazer de saborear uma boa xícara de café. Mas o que muitos dos apreciadores não sabem é que o café reduz o risco de diabetes do tipo 2.


“O consumo habitual – entre duas a quatro xícaras de café por dia – nos protege da doença”, confirma o endocrinologista Serafim Rosas, que apresentou palestra sobre o tema no X Congresso Português de Endocrinologia, semana passada, em Vilamoura, Portugal.


Segundo o especialista, são muitas as vantagens de uma xícara de café: “primeiro, aumenta a sensibilidade à insulina”, explica. “Aumenta ainda a eficácia das células beta, as produtoras de insulina e reduz a absorção de glicose”, entre outras vantagens comprovadas por 37 mil trabalhos, publicados em cinco mil revistas científicas, o que torna o café “a substância farmacológica mais divulgada no Mundo”.


Apesar de não se pretender transformar o café num medicamento, uma vez que “apresenta alguns inconvenientes, como o aumento da ansiedade em algumas pessoas”, o especialista defende que não há razão para que aqueles que o tomam o deixem de fazer. “Ou seja, a ideia não é dizer aos doentes para tomar café, mas sim que não precisam deixar de tomar com medo que lhes faça mal”, explicou. A matéria, de Carla Marina Mendes

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.