Temporal em Honduras afeta colheita de café
(10/02/2009 10:00)
Os cultivos de café no oeste de Honduras sofreram graves danos devido às geadas e às fortes rajadas de vento que afetaram a colheita 2008/2009 do grão.
Nos estados de Santa Bárbara, Copán e Lempira, onde se produz a maior parte do café hondurenho, o temporal provocou a caída dos grãos maduros dos pés de café e a outra parte do produto não interrompeu o processo normal de maturação que incide na qualidade do produto.
Renan Rodríguez, produtor de café de Santa Bárbara, disse que além da perda de grãos maduros devido aos fortes ventos, as estradas de acesso às regiões montanhosas onde se encontram os cultivos também foram danificadas, o que impede o transporte do produto.
Autoridades do Instituto Hondurenho de Café (IHCAFE) estimam que o país exporte, durante a atual safra, 3,6 milhões de sacas de 60 kg, porém, as geadas e o contrabando do produto para a Guatemala podem diminuir significativamente a cifra.
Autoridades cafeeiras estimam que mais de 200 mil sacas de café foram contrabandeadas para a Guatemala, onde os preços superam aqueles oferecidos no mercado local.
O ano cafeeiro de Honduras se iniciou em outubro de 2008 e terminará em setembro deste ano.
As informações partem do Proceso Digital, conforme noticiou o Centro de Inteligência do Café.