O impacto da redução da demanda no varejo, derivada da crise financeira internacional, deve levar algumas marcas famosas a enfrentarem o fechamento de lojas em 2009. Segundo reportagem da revista Forbes, Gap e Starbucks estão entre as franquias que devem reduzir sua rede de negócios nos Estados Unidos este ano.
A forte retração nas vendas no país já provocou a falência de marcas como Circuit City, Linens “N Things e Mervyn”s. Um dos dados mais assustadores para os varejistas, de acordo com a revista, é uma pesquisa da American Research Group apontando que um terço das mulheres americanas (33%) não pretende comprar roupas este ano, contra uma média habitual de 4%.
Para a Starbucks, franquia de café que fechou 600 lojas nos EUA em 2008 (9% do total), as perspectivas são ruins por conta da competição com os cafés do McDonald”s e do Dunkin” Donuts. “Ser a alternativa mais cara não compensa no momento”, apontou a Forbes.
Já a marca de roupas Gap enfrentou o fechamento de 85 lojas no ano passado (3% do total). Para 2009, a expectativa é que mais revendas fechem as portas. A avaliação negativa nos negócios fez com que três corretoras diminuíssem a nota das ações da empresa apenas no último mês.
Outros afetados neste ano pela crise do varejo, segundo a revista, devem ser a operadora de telefonia celular Nextel, que teve 125 lojas fechadas em 2008, e a revenda de roupas de aventura Timberland, que reduziu sua rede em 40 revendas no ano passado.