Brasil quer ampliar exportações de produtos orgânicos

22 de janeiro de 2009 | Sem comentários Café Orgânico Produção
Por: 20/01/2009 18:01:08 - Feiras do Brasil

Para expandir as vendas brasileiras de produtos orgânicos no exterior, o projeto Organics Brasil tem como meta, para este ano, diversificar os mercados de atuação. Entre os países alvo do projeto estão os Emirados Árabes Unidos, que já importam alimentos e produtos de higiene pessoal do Brasil.


“O mercado árabe é um mercado novo. Estamos avaliando ainda quem é realmente o público que compra orgânicos na região, se são os árabes ou os estrangeiros que vivem por lá”, afirmou o coordenador executivo do projeto, Ming Lui. Segundo ele, no ano passado, uma equipe esteve em Dubai prospectando o emirado e este ano a idéia é participar de feiras na região.


Atualmente, os produtos brasileiros orgânicos mais embarcados para os Emirados são café e açúcar. De acordo com Lui, a principal empresa importadora de orgânicos dos Emirados é a Organic Foods & café, que além de distribuir os produtos para grandes redes de supermercados tem uma loja própria. “A Organic Foods & café é a porta de entrada de produtos orgânicos nos Emirados”, disse o coordenador.


Segundo ele, o próximo passo do Organics Brasil nos Emirados é oferecer também têxteis e cosméticos orgânicos. Algumas das empresas brasileiras que já exportam para o país árabe são a Native, de alimentos; Florestas, de cosméticos; Cassiopeia, de produtos de limpeza e higiene pessoal; Cia. Orgânica, de café; e a Cia. Mogi, de café Solúvel.


O número de empresas brasileiras orgânicas que já exportam para o mercado árabe ainda é pequeno, mas desde o início do projeto Organics Brasil, que teve início em 2005, o número de companhias exportadoras desse segmento mais do que quintuplicou, saindo de 12 para 62 no ano passado. O volume de negócios realizado em 2008 chegou a US$ 58 milhões.


Os principais mercados importadores dos produtos orgânicos brasileiros são Estados Unidos, Europa e Canadá. Ao todo, as empresas do Organics Brasil exportaram para 70 países. De acordo com Lui, as perspectivas para 2009 são positivas. “Apesar da crise, a demanda vai continuar”, disse.


Segundo ele, o Brasil continua sendo um dos grandes fornecedores de matéria-prima orgânica para as cadeias de alimentos, cosméticos, moda e também de produtos processados que são conhecidos por sua qualidade de ter a imagem de “orgânicos por natureza”.


O projeto


O Projeto Organics Brasil surgiu para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única e levando a imagem do país como importante difusor do segmento. É resultado de uma ação conjunta do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).



Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.