Agricultores buscam bancos para negociar

15 de dezembro de 2008 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: DCI

BRASÍLIA – A maioria dos agricultores familiares procurou o Banco do Brasil (BB), principal agente financiador da agricultura, para aderir ao processo de renegociação das dívidas rurais previsto na Lei 11.775, de 2008, antiga Medida Provisória (MP) 432. Números do Ministério do Desenvolvimento Agrário mostram que o BB já recebeu e aceitou a adesão de 49% das 565 mil operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).


De acordo com o ministério, 31% dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária com contratos do Pronaf procuraram as agências do BB e manifestaram a intenção de prorrogar suas dívidas. Esses pedidos estão sendo analisados pelo banco. Boa parte dessa análise deve estar concluída até o dia 30 deste mês.


Além do BB, outras duas instituições financeiras, o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste (BNB), repassam recursos do Pronaf aos agricultores. No Basa, há cerca de 64 mil operações do Pronaf. No BNB, o número é maior: 490 mil. O ministério encaminhou na sexta-feira a esses bancos pedidos para repasse de informações sobre a adesão. Os médios e grandes produtores rurais também puderam aderir ao processo de renegociação. A expectativa do governo é a renegociação de até 2,8 milhões de contratos rurais. A dívida do setor foi estimada pelo Mapa em R$ 87 bilhões. As regras previstas na lei permitem a redução das taxas de juros ou ampliação dos prazos para pagamento ou desconto para quitação ou liquidação dos débitos de R$ 72,5 bilhões do total.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.