Vietnã: consumo interno de café deve aumentar

11 de dezembro de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação

Vietnã: consumo interno de café deve aumentar
 



O consumo de café no Vietnã deverá ser de 10% da produção do país em 2009/10, mais que os 7% atuais e mais do que o projetado anteriormente, informou um oficial da indústria. “As pequenas cafeterias que estão se disseminando nas principais cidades e expandindo a rede de distribuição estão por trás da aceleração no crescimento do consumo”, disse o presidente da Associação de Café do Vietnã, Luong Van Tu.


Mais café sendo consumido em casa significa que o Vietnã exportará menos grãos robusta para os mercados globais, como Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Em setembro, o Ministério da Agricultura projetou que o consumo aumentaria para 10 a 15% da produção até 2015, enquanto seu objetivo é manter a produção sem mudanças, em 16,7 milhões de sacas, em um total de 500 mil hectares plantados.


“O aumento no consumo de café é puramente um fenômeno de mercado, já que o Governo não desenvolveu nenhuma medida para estimular o consumo”, disse Tu. “O aumento no padrão de vida no Vietnã tem contribuído para a reestruturação do grupo de consumidores de café, com mais pessoas jovens nas cidades consumindo a bebida agora, enquanto no passado, o café era consumido por pessoas mais velhas e famílias ricas no país”, concluiu.


A economia cresceu 8,5% em 2007, de uma expansão de 8,2% em 2006. Neste ano, o crescimento projetado é de 6,7%, mas as vendas varejistas de bens e serviços até novembro aumentaram 31% com relação ao mesmo período do ano anterior, mais que o crescimento de 23% nos primeiros 11 meses de 2007. A reportagem é da Reuters.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.