09/12/2008 20:12:18 – Página Rural
Brasília/DF
Em meio a uma das piores crises financeiras mundiais, o Brasil produz a segunda maior safra da história do País. Mas as dificuldades de crédito para custeio, comercialização e ordenamento da produção afetam cada vez mais os agricultores. A maior preocupação é com o endividamento, principal problema dos agropecuaristas brasileiros e que pode ser agravado agora, pois a safra está sendo vendida abaixo do custo de produção.
De acordo com o deputado Carlos Melles (DEM/MG), o problema de falta de crédito tem de ser resolvido com urgência. Para ele, a agricultura brasileira exerce papel importante na busca de melhorias para um momento crítico da história da economia mundial. Além das perdas e do aumento das dívidas em razão das vendas abaixo do preço de custo, o parlamentar ressalta outro problema. “A situação afeta diretamente mais de oito milhões de empregos em 1900 municípios produtores do país”.
Nesta quarta-feira, 10, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública, às 10h, no plenário 6, para tratar soluções para viabilizar o crédito. O debate vai contar com a presença de Gilson José Ximenes, presidente do Conselho Nacional do café, Ademiro Vian, assessor técnico da Federação Brasileira de Bancos, Breno Pereira de Mesquita, presidente da Comissão Nacional do café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e Douglas Nakazone, sócio-diretor da Agroconsult. Representantes dos ministérios da Agricultura e da Fazenda e do Banco do Brasil e Banco Cooperativo do Brasil também devem participar da audiência.
Fonte: Assessoria de Imprensa