fonte: Cepea

Cooabriel, líder em café conilon, triplica resultado apesar de queda na oferta em 2024

A receita bruta operacional foi a maior já registrada nos 61 anos

A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, triplicou seu resultado líquido anual para cerca de R$ 72 milhões em 2024, como impulso de maiores preços do produto em meio a uma redução da oferta, segundo resultados aprovados pelos cooperados nesta sexta-feira (21).

A receita bruta operacional foi a maior já registrada nos 61 anos de atuação da Cooabriel, somando R$ 2,57 bilhões, alta de 44% em relação a 2023.

A cooperativa com sede no Espírito Santo, maior Estado produtor de café canéfora conilon do Brasil, com atuação também na Bahia, registrou por outro lado uma queda de cerca de 23% no recebimento, para 1,24 milhão de sacas de 60 kg.

Os preços do café canéfora bateram recordes desde o ano passado na bolsa de Londres com uma menor oferta do Vietnã e da Indonésia, importantes produtores da variedade robusta.

Isso permitiu que o Brasil exportasse volumes recordes em 2024 apesar de uma redução na safra do conilon do Espírito Santo de 3% em relação ao 2023, para 9,8 milhões de sacas, segundo dados da estatal Conab.

Essa conjuntura foi desafiadora para a Cooabriel, mas os resultados demonstraram “o crescimento sólido e contínuo” da cooperativa, afirmou seu presidente Luiz Carlos Bastianello.

“Investimos em infraestrutura, tecnologia e no aprimoramento de processos, com foco na excelência da gestão. Todas essas iniciativas têm o objetivo de ampliar nossa prestação de serviços e demonstram o compromisso da instituição com o agronegócio”, afirmou Bastianello, em nota.

Somando mercado interno e externo, a cooperativa comercializou mais de 1,7 milhão de sacas de conilon em 2024, volume cerca de 37% superior ao total recebido no mesmo ano.

Para garantir eficiência operacional, a Cooabriel investiu em logística e silos no Espírito Santo e na Bahia, elevando a capacidade de armazenagem estática da cooperativa para 2,3 milhões de sacas de café, segundo um comunicado oficial.

Para 2025, a Cooabriel afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que as perspectivas são “positivas”.

Há expectativa de um crescimento da safra de canéforas no Brasil, diferentemente de arábica, que tende a cair, segundo expectativa do mercado e do governo.

A cooperativa não divulgou uma previsão para os recebimentos em 2025.

Na véspera, dirigentes da Cooxupé — maior cooperativa do Brasil, que trabalha apenas com grãos arábica — afirmaram que a seca e as temperaturas elevadas em fevereiro e início de março afetaram as lavouras de seus cooperados, com impacto na safra 2025 e também em 2026, mas é difícil mensurar perdas no momento.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2025/03/cooabriel-lider-em-cafe-conilon-triplica-resultado-apesar-de-queda-na-oferta-em-2024/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.