IBGE estima queda de 6,8% na safra de café 2025 do Brasil

Agentes do mercado têm citado que o tempo seco ao longo de 2024 prejudicou o pegamento das flores e frutos para a safra 2025

Antonio Sergio

(Reuters) – A safra brasileira de café do Brasil em 2025 foi estimada nesta terça-feira em 53,2 milhões de sacas de 60 kg, decréscimo de 6,8% em relação ao volume produzido em 2024, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o café do tipo arábica, a produção foi prevista em 35,6 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 11,2% em relação ao volume produzido em 2024.

“A área plantada apresenta um declínio de 5,4%; ao passo que a área a ser colhida teve retração de 5,5%, enquanto o rendimento, queda de 6,1%”, afirmou o IBGE.

Agentes do mercado têm citado que o tempo seco ao longo de 2024 prejudicou o pegamento das flores e frutos para a safra 2025. Além disso, algumas áreas passaram por podas.

Para o café canéfora, a safra foi estimada em 17,6 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 3,4% em relação ao volume produzido em 2024.

O rendimento médio deve crescer 2,9% ante 2024 por maiores investimentos em tratos culturais e insumos, uma vez que os preços do produto estão com boa rentabilidade, disse o IBGE.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá divulgar seu primeiro levantamento para a nova safra em 28 de janeiro.

Os números apontados por órgãos governamentais geralmente vêm abaixo do projetado pelo mercado e consultorias privadas.

Uma previsão preliminar da Safras & Mercado estima a produção de safra de café do Brasil em 62,45 milhões de sacas, uma queda de 5% ante a temporada anterior, mas mais de 9 milhões de sacas acima da projeção do IBGE.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.