Empresários do país fecharam US$ 6,126 milhões presencialmente na Café Show Seoul 2024 e estimam mais US$ 22,350 mi para os próximos 12 meses
Uma delegação de empresários brasileiros do setor de cafés especiais participou da Café Show Seoul 2024, principal evento do segmento na Coreia do Sul, que ocorreu de 6 a 9 de novembro, na capital sul-coreana. A iniciativa, que compõe as ações do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), rendeu US$ 6,126 milhões em negócios presencialmente e pode render mais US$ 22,350 milhões nos próximos 12 meses, o que geraria um total de US$ 28,5 milhões ao país.
A participação do Brasil na feira se deu em um estande com bancadas de participantes do projeto, espaço para reunião de negócios e um brew bar, onde foram apresentados cafés finalistas do Cup of Excellence 2024 e realizadas quatro sessões de cupping, incluindo uma dedicada exclusivamente à promoção do Top 3 das categorias Via Seca, Via Úmida e Experimental do principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo. O espaço proporcionou a realização de 71 contatos comerciais, sendo 34 novos, que possibilitaram os negócios na feira e ao longo do próximo ano.
“O mercado sul-coreano é maduro e estratégico para os cafés especiais brasileiros, por isso é importante marcarmos presença e reforçarmos a imagem do Brasil como líder global da produção desse setor e fortalecer conexões com os agentes da Coreia do Sul. O desempenho deste ano é superior ao que obtivemos no ano passado, quando foram concretizados US$ 22,4 milhões em negócios”, explica Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Em 2023, a Coreia do Sul importou 964.302 sacas de 60 dos cafés do Brasil, o que lhe concedeu o posto de 12º lugar no ranking dos principais parceiros comerciais do produto nacional, conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Neste ano, de janeiro a outubro, os sul-coreanos já importaram 888.982 sacas, mantendo a 12ª colocação na tabela das exportações brasileiras.
TAIWAN
O roteiro dos brasileiros pela Ásia, como ação do “Brazil. The Coffee Nation”, também incluiu a participação, entre 15 e 18 de novembro, na Taiwan International Coffee Show 2024, realizada em Taipé, capital taiwanesa. Com estande e ações similares às realizadas na Coreia, os empresários brasileiros fizeram 30 contatos comerciais – 10 novos –, que podem render US$ 6 milhões até dezembro de 2025.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura