Porto de São Sebastião (SP) faz primeiro transporte de café em veleiro cargueiro

Navio francês é movido com a força do vento. Cerca de 700 toneladas de cafés especiais, produzidos em uma fazenda no interior do estado, serão levados até o porto de Le Havre, na França

O porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, faz nesta semana a primeira exportação de café brasileiro orgânico em um veleiro cargueiro. O destino é o porto de Le Havre, na França.

A operação teve início nesta terça-feira (12), quando equipes levam a carga de café ao navio, que tem a previsão de iniciar o transporte nos próximos dias.

O navio francês levará cerca de 700 toneladas de cafés especiais e 10 toneladas de cacau especial para a indústria de chocolate da Europa.

De acordo com a Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada ao Governo de São Paulo que administra o porto, essa é a primeira exportação de café em um navio a vela sustentável.

Isso porque a embarcação funciona com a força do vento, sem emissão de carbono e poluição do oceano. A viagem até a Europa deve levar cerca de 21 dias.

Com 81 metros de comprimento e 12 metros largura, a embarcação Artemis seguirá a viagem com oito tripulantes.

Café orgânico

O café embarcado no veleiro foi produzido na Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada em Mococa, no interior de São Paulo.

A carga foi levada ao navio em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.