Chef brasileiro será um dos jurados que participa da nona edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy  

Os melhores cafés da colheita de 2023/2024 serão avaliados

pelos Chefs Ambassadors da illy Massimo Bottura, Viki Geunes e Felipe Rodrigues, juntamente com representantes institucionais, como a Diretora Executiva da OIC, Vanusia Nogueira, e jornalistas especializados das principais publicações internacionais

A illycaffè anunciou o júri que irá selecionar o vencedor do prêmio “Best of the Best” no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy Ernesto. Este prestigioso reconhecimento, que recebeu o nome em honra a Ernesto Illy – filho do fundador da empresa – celebra mais de 30 anos de colaboração virtuosa com os produtores de café.

Produtores de nove países – Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda – conquistaram vagas na final, com três produtores representando cada país. O júri internacional se reunirá em Nova York no dia 12 de novembro para degustar e avaliar os cafés, que foram selecionados pelos laboratórios de qualidade da illycaffè com base em rigorosos critérios de qualidade e sustentabilidade ao longo da safra 2023/2024.

O júri do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy Ernesto inclui nomes como: o brasileiro Felipe Rodrigues, chef principal do Complexo Rosewood, em São Paulo, e um dos principais chefs da América do Sul, com experiência de trabalho com os melhores chefs europeus e peruanos. Massimo Bottura, Chef Patrono da Osteria Francescana, da Casa Maria Luigia e fundador da Food for Soul, uma organização sem fins lucrativos que combate o desperdício alimentar e o isolamento social. Em reconhecimento aos seus esforços humanitários e ambientais, Bottura foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Ambiente em 2020 e, mais recentemente, como Defensor dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Em 2020, a Osteria Francescana foi premiada com a prestigiada Estrela Verde Michelin para a sustentabilidade; Viki Geunes, chef e proprietário do restaurante Zilte em Antuérpia, detentor de três estrelas Michelin, conhecido pelos seus pratos criativos e visualmente deslumbrantes.  

Três degustadores profissionais, Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da Organização Internacional do Café (OIC) e filha de produtor de café, com vasta experiência em mercados de cafés de qualidade; Felipe Isaza, Q Grader de Arábica e membro do Conselho de Administração do Instituto de Qualidade do Café, que atuou como jurado internacional em inúmeras degustações; Dessalegn Oljirra Gemeda, consultor de café etíope e Q Grader, com experiência trabalhando para a Ethiopian Coffee & Tea Authority, Ethiopian Coffee Exchange e Oxfam.

E três jornalistas especializados, Vanessa Zocchetti, chefe de redação da seção de estilo de vida da Madame Figaro, que escreve sobre gastronomia e design; Sebastian Späth, chefe de redação da revista alemã Falstaff, líder em gastronomia e estilo de vida, com grande experiência em arte, culinária, moda e design; Josh Condon, chefe de redação da Robb Report, uma das principais revistas de luxo.

Este júri multidisciplinar combina conhecimentos culinários, técnicos e jornalísticos para avaliar as complexas nuances dos melhores cafés do mundo e escolher o “Best of the Best”.

Além disso, os consumidores terão a oportunidade de participar provando os 9 cafés finalistas e votando no seu favorito numa série de provas às cegas realizadas nas lojas illy em todo o mundo. O café com o maior número de votos receberá o prêmio “Coffee Lovers’ Choice”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.