Empresários apresentaram diversidade e sustentabilidade de produtores e origens cafeeiras do Brasil no principal evento de café especial da Ásia, em Tóquio
Empresários brasileiros do setor de cafés especiais devem fechar US$ 48,431 milhões em negócios após a participação na SCAJ – World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2024, entre 9 e 12 de outubro, em Tóquio, no Japão, como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
No evento, principal do segmento na Ásia, os brasileiros realizaram 1.764 contatos comerciais, sendo 1.049 novos, o que rendeu a concretização de US$ 7,463 milhões in loco e o prognóstico para mais US$ 19,588 milhões nos próximos 12 meses.
A BSCA também coordenou uma rodada de negócios a compradores convidados, a tradicional “Taste of the Harvest”, no estande do Brasil. Com 28 amostras de diversas regiões produtoras do país, a ação rendeu 308 contatos (72 novos), US$ 1,620 milhão fechado presencialmente e a estimativa de outros US$ 19,760 milhões até setembro de 2025.
Mais de 60 compradores do Japão provaram os melhores cafés brasileiros da safra 2024.
“Um dos pilares de nossa atuação no projeto ‘Brazil. The Coffee Nation’ é fortalecer a imagem sustentável e de diversidade dos cafés especiais do país e, dessa maneira, manter abertas as portas para que tradicionais e novos cafeicultores e regiões produtoras alcancem os mais distintos parceiros globais e ampliem sua presença em mercados tradicionais como o Japão, um dos principais compradores de nossos cafés”, destaca Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Ele completa que os significativos números alcançados no evento deste ano demonstram a exatidão das ações promocionais que vêm sendo realizadas pelo setor de cafés especiais, reforçam a parceria com a Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ), que realiza o evento, e consolidam a posição do Brasil como um dos maiores produtores e provedores de café especial do mundo.
“Esses resultados destacam a positividade que as iniciativas vêm proporcionando aos produtores brasileiros e às origens produtoras dos cafés especiais, que observam resultados expressivos, não apenas os financeiros, mas de networking, relação comercial e, inclusive, de amizade duradoura com os compradores, como no exemplo do Japão, cujos importadores são clientes de nossos cafés especiais há décadas, desde os primórdios do Cup of Excellence, criado pela BSCA na virada de 1999 para o ano 2000″, informa.
CAFÉS DO BRASIL NO JAPÃO
Em 2024, no acumulado de janeiro a setembro, o Japão figura como o quinto principal destino dos cafés brasileiros, com a importação de 1,633 milhão de sacas de 60 kg do produto, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Desse total, 15%, ou 247.710 sacas, são referentes a cafés diferenciados, que apresentam um crescimento de 3,7% frente aos números de 2023.
PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
O Brasil contou com um estande no principal evento do setor de cafés especiais da Ásia, que contou com a participação de mais de 75 mil pessoas nos quatro dias, reunindo países e regiões produtores das Américas do Sul e Central, África e do Sudeste Asiático, além de indústrias e importadores de todo o mundo.
No espaço, foram realizadas nove sessões de cupping, que apresentaram aos presentes a qualidade e a diversidade de várias regiões produtoras dos cafés especiais do Brasil. Um dos destaques foi a participação das 28 amostras no “Taste of the Harvest”, uma rodada de negócios exclusiva organizada pela BSCA em parceria com a SCAJ, com apoio da ApexBrasil.
“Os produtores brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar os melhores cafés da nova safra a mais de 60 importadores e torrefações japonesas — que fizeram fila para participar —, estreitando relações comerciais e abrindo portas para novas parcerias”, conta Estrela.
Importadores japoneses fizeram fila para sessões de degustação do “Taste of the Harvest”.
Além das sessões de cupping, os cafés participantes também estiveram disponíveis para degustação dos milhares de presentes no brewbar do estande, onde o público pôde provar e conhecer, in loco, as características exclusivas e intrínsecas a cada um dos cafés das dezenas de origens produtoras dos grãos brasileiros.